Dicas para entrevista de emprego


>> terça-feira, 22 de julho de 2008

Ao ser convocado para uma entrevista de emprego é natural bater aquela insegurança e nervosismo. Entao confira as dicas,e se saia bem na entrevista.

1. Pense quais são seus objetivos , pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos.

2. Avalie quais os motivos que o tornam um ótimo candidato para a vaga. Faça um planejamento antes de ir à entrevista. Raciocine sobre os objetivos da entrevista, saiba que terá de responder questões como "quem é você?", "o que já fez?", "o que seu último empregador acha de você?", "quais os resultados que você conseguiu para a empresa?" e "o que você pode fazer pela nova empresa?".

3. Pesquise o máximo de informações sobre a empresa. Você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo.

4. Preste bastante atenção no que irá usar . Prefira roupas discretas (nada de cores extravagantes, jeans, bermuda e camiseta). Mantenha o cabelo cortado e as unhas em ordem. Tenha sempre em mente que não pode exagerar na roupa (você não está indo para uma festa), nem na maquiagem. Lembre-se, você raramente tem uma segunda chance para criar uma boa aparência.

5. Leve um currículo impresso, que já o tenha enviado anteriormente.

6. Chegue no horário. Chegar 15 minutos antes do horário marcado é melhor ainda, pois demonstra interesse e respeito para com o entrevistador. Caso tenha algum problema e precise chegar atrasado, avise e pergunte se há algum problema; se irá atrapalhar a agenda do selecionador e se existe alguma outra opção.

7. Irradie entusiasmo.

8. Respire fundo e tente manter a calma.

9. Seja natural e espontâneo. Não demonstre ansiedade durante a entrevista. Se você foi chamado, é porque já passou pela primeira fase: a análise do currículo. Então não tenha medo.

10. Olhe nos olhos . Olhe para a pessoa com quem está falando. Hoje em dia, é bastante comum que mais de uma pessoa o entreviste ao mesmo tempo.

11. Não fale mal da empresa anterior , dos seus ex-colegas e, claro, do seu ex-chefe.

12. Não fique mexendo em objetos , estalando muito os dedos ou olhando no relógio toda hora. Isso demonstra ansiedade.

13. Deixe o celular desligado.

14. Durante a entrevista, fique atento para não deixar nenhuma pergunta sem ser respondida. Também não é aconselhável arrumar desculpas para as falhas que você cometeu ao longo da sua vida profissional.

15. Não mude de assunto de repente.

16. Não fume , não masque chicletes e nem use óculos escuros.

17. Faça perguntas sobre o cargo, sobre a empresa, não tenha vergonha, pode perguntar!

18. Não fique na dúvida , pode dizer que não entendeu a questão e peça para o entrevistador repetir. Isso não significa que você é uma pessoa menos qualificada para o cargo

19. Pergunte se há previsão para fechar a vaga.

20. Confie em você . E se a resposta não for positiva, não se sinta mal. Foi apenas um processo que não deu certo, mas que serviu como treino para as próximas vezes.

* Fonte: Sandra Regina Gouveia Moreira.

23 comentários:

Anônimo,  9 de fevereiro de 2012 01:24  

estou a caminho de uma entrevista pata vaga de enfermeira de PSF posso ir com calça jenas e camisa??

Anônimo,  2 de abril de 2012 05:30  

Oi bom dia! Meu nome e Elisangela,ja assei por 5 entrevistas todas na mesma area e nao consigo alcancar um ponto possitivo,nao consigo endentificar a onde estou errando estou perdendo ate o animo.

Anônimo,  24 de abril de 2012 09:44  

Com certeza, você precisa aprender a escrever primeiro! Deve ser por isso que ainda não conseguiu a vaga!

Anônimo,  6 de junho de 2012 19:47  

Amiga, na boa: faz um cursinho de português, é importantíssimo em qualquer profissão; vai te ajudar e muito.

Anônimo,  25 de janeiro de 2013 18:23  

VERDADE. DESSE JEITO FICA COMPLICADO MESMO.

Anônimo,  13 de fevereiro de 2013 04:10  

Olá sou técnica de enfermagem, vou participar de uma entrevista, pela primeira vez e não sei exatamente oque responder,quando me perguntarem,meu ponto fraco e forte,pensei em dizer que meu ponto fraco é a timidez gostaria de saber, isso é um defeito ruim para um tecnico de enfermagem? Por favor
gostaria de ter uma resposta.

Obrigada

Miltianny Maria 6 de abril de 2013 15:31  

timidez não é ponto positivo para nenhuma profissão e você devera trabalhar essa questão a comunicação é de extrema importância entre profissionais, paciente, familiares e a própria comunidade.
espero ter ajudado

jjjjjjjjjj 8 de junho de 2013 18:31  

Oii sou técnica de enfermagem e não tenho experiência, tive estágios oferecidos pelo curso termino meu curso em julho agora, entreguei currículos já, se me chamarem para uma entrevista tenho alguma chance mesmo sem experiência?

Anônimo,  23 de agosto de 2013 07:36  

Ola,meu nome é Patricia,me formei a pouco tempo em Téc.de Enfermagem,entreguei vários CV,se por a caso me chamarem para um entrevista é normal que eles me façam perguntas técnicas,alguns procedimentos da área?

Anônimo,  13 de setembro de 2013 12:08  

Olá meu nome é Francielly sou enfermeira.
Segunda - feira dia 16 desse mês tenho uma entrevista em um hospital muito importante da minha cidade a concorrência é gigante aqui na minha cidade e região, e para essa vaga tem aproximadamente 33 enfermeiros concorrêndo, gostaria de ajuda no que vestir para entrevista. Obrigada !!

Anônimo,  1 de novembro de 2013 17:37  

Boa noite,participei de três entrevistas, e todas perguntaram se tive situações que me causaram algum trauma ou fiquei magoada e se tive algum desentendimento com chefe ou colega de trabalho.Como responder?

kk,  24 de novembro de 2013 16:55  

Tenho uma entrevista esta semana de técnico de enfermagem, porem ñ sei responder ser eles me perguntarem por qual motivo eu sair da empresa, pois fui mandada embora sem justa causa... E agora o que respondo??? me ajudem

Anônimo,  3 de novembro de 2015 19:44  

Bom dia! Passei em um Concurso e terei que passar por uma entrevista técnica
Que será eliminatória. Gostaria de algumas dicas sobre o assunto especificamente,pois no edital só mencionam: A Entrevista Técnica (ET) tem por objetivo avaliar o desempenho do candidato frente a situações problemas, em especial, os aspectos relacionados à formação acadêmica especifica para o exercício da profissão e demais condições, motivação, liderança, iniciativa, criatividade, ética, organização, capacidade de comunicação, habilidade com trabalho em equipe. Desde já obrigada!

Anônimo,  17 de novembro de 2015 18:58  

Onde vejo a resposta?

Anônimo,  23 de junho de 2016 17:40  

fui entrevistada em uma empresa, e a entrevistadora não me deu a resposta da vaga, apenas me disse muito obrigada por te vindo e agradeça a pessoa que te indicou. e já faz uma semana que fiz esta entrevista. será que tive uma resposta negativa por este obrigada que obtive no final.

Anônimo,  24 de julho de 2016 05:12  

Bom dia me formei em auxiliar de enfermagem a 20 anos,nunca trabalhei em um hospital,somente home care,tenho uma entrevista marcada e gostaria de saber o vestir e me portar diante ao entrevistador,sobre o que estudar já que ouve algumas mudanças dentro da área.obrigada

Verônica Bitencourt 9 de agosto de 2016 10:47  

Estou em duvidas da vestimenta.Pode ir de roupa normal, ou melhor branco?

Verônica Bitencourt 9 de agosto de 2016 10:48  

Estou em duvidas da vestimenta.Pode ir de roupa normal, ou melhor branco?

Anônimo,  22 de agosto de 2016 17:20  

É melhor ir de branco

Anônimo,  22 de agosto de 2016 17:23  

Precaução padrão, dreno de tórax, cálculos, Cai questões sobre PA, respiração, diabete, estudo de casos

Anônimo,  22 de agosto de 2016 17:25  

Só vc foi mandada embora na experiência da para falar q o serviço era temporário.

Anônimo,  12 de janeiro de 2017 03:09  

Acho que Deus deu a vida para cada um, então basta cada um cuidar da sua ao invés de julgar ou falar palavras que machuque tente ajudar, pois estamos falando de uma profissão de amor e respeito não de disputa de português certo que devemos saber o português correto, porém existe pessoas ainda com Dificuldade ,então se você não tem algo de útil para oferecer ou responder as perguntas do próximo , fica caladinho melhor coisa já vai te ajudar bastante ... BOM DIA!

Anônimo,  12 de janeiro de 2017 03:12  

Acho que Deus deu a vida para cada um, então basta cada um cuidar da sua ao invés de julgar ou falar palavras que machuque tente ajudar, pois estamos falando de uma profissão de amor e respeito não de disputa de português certo que devemos saber o português correto, porém existe pessoas ainda com Dificuldade ,então se você não tem algo de útil para oferecer ou responder as perguntas do próximo , fica caladinho melhor coisa já vai te ajudar bastante ... BOM DIA!

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e respondidos em ate 48hs.
São mantidos aqueles que respeitam as regras do blog;


- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Pode deixar sua URL,use de preferência opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e falta de acato não são permitidos;

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP