Cinco dicas para uma boa redação


>> terça-feira, 4 de novembro de 2008

1-Escreva sua redação dentro do padrão culto da língua. Use um
vocabulário mais elevado do que o valorizado nas conversações de uma gramática que revele domínio do repertório escrito adquirido na ESCOLA.

Observação:
Escrever no padrão culto não se confunde com erudição vazia, meramente retórica.

2-Use bastantes sinónimos para evitar a desagradável repetição de palavras. Repetir palavra sem finalidade estilística empobrece demais o texto.

3-Crie parágrafos e períodos curtos e objeíivos. Com tal procedimento, você domina mais o seu texto, controlando bem mais as relações de ideias, o que facilita a coesão, a coerência e a clareza do seu discurso.

4-Não torne a sua redaçáo prolixa. Embora náo exista um número exato de parágrafos nas redações, é bom manter, dentro do possível, a seguinte distribuição: um parágrafo de INTRODUÇÃO, dois ou três de DESENVOLVIMENTO e um de CONCLUSÃO, caso a redaçáo seja uma dissertação ou uma carta argumentativa. Se for uma narração, é possível que se dê outro arranjo ao texto, dependendo do tema.

5-Faça sempre uma revisão em seu texto para que não escape qualquer deslize gramatical e, em hipótese alguma, erre a escrita de uma palavra. Caso você não tenha segurança da grafia desta ou daquela palavra, promova a sua substituição. Afinal, mais vale uma palavra mais simples,porém correta, do que uma sofisticada e errada.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e respondidos em ate 48hs.
São mantidos aqueles que respeitam as regras do blog;


- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Pode deixar sua URL,use de preferência opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e falta de acato não são permitidos;

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP