Aprenda como fazer uma anotação de enfermagem

>> terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Esta é uma anotação de Tec de enfermagem

Vou lhe mostrar uma sequência,começando por,


-1.Sinais subjetivos(e o que o paciente relata,o que ele fala para o profissional)

-2.Sinais objetivos(e o que você vê. Ex,edema,feridas,etc...)

-3.O que foi feito (os cuidados prestados por você)

-4.Dieta,alimentação(que tipo de dieta o paciente esta fazendo)

-5.Eliminação(anote o volume urinário,aspecto das fezes)

-6.Sinais vitais(PA,TAX,FC,FR)



Dentro dessa sequencia deve haver.


Deve abranger:
- Nível de consciência; coma,sonolento, orientado ou desorientado.
- Locomoção; acamado, deambulando.
- Mantendo jejum; sim ou não qual o motivo
- Dreno, cateter,caso houver
- Abdômen; globoso,distendido
- Sondas; fechada ou aberta
- Venóclise e dispositivo de infusão; local, tipo, periférica.
- Eliminações urinárias e fecais; ausente, presente, quantos dias
- Queixas; náuseas, dor, etc.





Exemplo de anotação de admissão.


Paciente João,deu entrada neste hospital se queixando de fortes dores abominais. Apresenta-se acordado,lúcido,corado,hidratado,ictérico,acianótico.PA 120x70 TAX38.5 FR 20 FC 90.Aceitou bem a dieta,foi realizado banho no leito.Respiração espontânea,em uso de sonda vesical fluindo bem,acesso periférico em MSE ,abdome globoso,funções vesico intestinais presentes,MMII sem anormalidades.OBS paciente apresentou episódios eméticos as 10hs.----------------fecha com assinatura



Exemplo de anotação de paciente internado.


07:00hs- Paciente lúcido,desorientado, em seu 4° dia de internação por ITU(infecção do trato urinário), cooperativo,deambulando sob auxilio da enfermagem,hidratado,febril(37.8°C),normocardico,eupneico,normotenso,com acesso periférico em MSD em região de face dorsal da mão,sem sinais flogísticos.Sonda vesical fluindo bem. Encaminhado ao banho de aspersão, realizada a troca de roupa de cama. Aceitou bem a dieta oferecida. Eliminações vesico intestinais presente ..........Assinatura.

123 comentários:

Nane Paulistinha. 8 de setembro de 2010 10:20  

gostei dessa evolução lendo ela fica ate mais facil pra nos que somos estagiarias fazer as nossas evoluções! obg mesmo.
e-mail: f.ariane@yahoo.com.br ou
deliciaariane@hotmail.com.

Anônimo,  8 de setembro de 2010 15:33  

adorei a evolução! principalmente pelo fato de seguir uma sequencia dos acontecimentos!

e-mail: denyse.sousa@bol.com.br

Rembrandt 13 de setembro de 2010 12:03  

Nane Paulistinha Estamos as ordens....

Anônimo,  28 de setembro de 2010 15:44  

achei mas parecido com uma anotação de aux.de enfermagem.. do que uma evolução de enfermagem!

mas esta boa para anotação e n para evolução!

Anônimo,  5 de outubro de 2010 12:35  

Achei que parecia mais com uma anotação que uma evolução.

DENFINHA 21 de outubro de 2010 15:39  
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo,  22 de outubro de 2010 04:54  

mim ajudou muito mesmo independente de quem seja vc dever ser um bom profissional

Anônimo,  27 de outubro de 2010 16:06  

OI, só fiquei em dúvida pq vc disse:corado, hidratado,ictério, o paciente não esta hidratado...E episódios émeticos, é (medicamentos que produz vômitos) émese é que seria ato de vômitar.

Anônimo,  3 de novembro de 2010 12:25  

OI, acho que toda evoluçao tem que ser com bem claresa. Adorei

alee_sandra@hotmail.com

patricia,  5 de novembro de 2010 08:59  

adorei a evolução me ajudou muito obg pela força

Anônimo,  27 de novembro de 2010 13:26  

Não entendi. Como pode está com diurese espontânea e com sonda vesical? edeniltonmaia@hotmail.com

SER PENSANTE 27 de dezembro de 2010 14:39  

Olá, em minhas pesquisas sobre EVOLUÇÃO X ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM, encontrei seu blog, gostaria de ajudar em relação as definições, já que temos poucos estudos fidedignos e a maioria são contraditórios. Primeiro, tem que definir que evolução só é feita pelo enfermeiro, assim requer a SAE ( privativo do enfermeiro), deve detalhar tudo que vc colocou, porém, mais focado no exame físico, incluindo SSVV ( que vc colocou), não deve haver divergência de informações (corado x ictérico/ diurese por sonda x espontânea)parece que vc nem chegou perto do pte;os cuidados prestados por vc e se por outros e relevantes devem ser identificados por quem os fez; evitar utilizar termos subjetivos (aceitou bem a dieta) e sim se aceitou total ou parcial... Realmente está mais parecido com anotação de enfermagem ( que é feita por toda equipe, mais especificamente, auxiliares e técnicos de enfermagem, se não fosse pelos termos que denotam a avaliação física. Bom, espero que tenha ajudado e que todos os estudantes que realizam pesquisas pela internet sejam mais críticos em relação ao que estudam, dar preferência p artigos científicos, atuais e com confiança elevada. Até mais!

Anônimo,  20 de janeiro de 2011 15:58  

obrigado ajudou muito.........

Anônimo,  17 de março de 2011 06:04  

gostei da evolução!mais faltou algo como vc n começou Bom dia Sr ou Sr se apresentar sou enfermeira ,como esta, ta fazendo uso de algum medicamento, e dai a veriquar os outros procedimentos.

Danilo,  2 de junho de 2011 02:26  

Pow se todos usacem a internet para fazer esse tipo de coisa que vc faz seria uma maravilha
adorei a anotação de enfermagem. Ta me ajudando bastante.

Rafinha 13 de junho de 2011 11:17  

então, concordo com o ser pensante, isso pra mim não passa de uma ANOTAÇÃO de enfermagem e não EVOLUÇÃO que é privativa do enfermeiro e para uma boa evolução, é necessário a realização do SAE, a avaliação do estado do cliente desde a ultima evolução até a do momento: se houve melhora ou piora nos aspectos observados, se o usuário do serviço está respondendo à assistência prescrita pelo enfermeiro, se há novos diagnósticos de enfermagem, se os problemas levantados nos diagnósticos anteriores foram resolvidos. a evolução serve para o enfermeiro avaliar se o cliente está respondendo à assistência elaborada através do SAE e determinar se será feito um novo planejamento, ou se deve-se seguir com os cuidados já prescritos. Já a anotação é um registro do momento do indivíduo, não envolve avaliações de estado geral, inferências: É o que o cliente mantém, procedimentos realizados, medicações administradas etc...

Rembrandt 30 de junho de 2011 09:04  

SER PENSANTE Obrigado pela seu comentario....realmente é uma anotação.
Creio que tenha sido um errro gramatical......

Anônimo,  6 de julho de 2011 04:58  

O que seria da gente senão houvesse a internet para tirar nossas dúvidas,tbem acabei de terminar meu curso técnico de enfermagem,sempre fico em dúvida o que é evolução e anotação,mas qd se estar ja trabalhando fica mais fácil aprendendo no dia dia,bjos... meu email naifernanda@hotmail.com me add ai quem quizer

Anônimo,  13 de agosto de 2011 14:52  

gostei paca desta aula...estou na seguda semana de estágio...agora sim vou deixa minha anotação bem mais completa. um abraços a todos..
djsomfesta@hotmail.com

Anônimo,  19 de agosto de 2011 09:28  

sabe o problema do enfermeiro é q eles ñ aceita que nós tec.de enfermagem somos capazes de fazer uma evolução melhos que a deles,as fiquem sabendo enfermeiros que nós,tec.de enfermagem somos autorizados por lei fazer evoluçao.

Anônimo,  25 de agosto de 2011 22:11  

falta muitas informações.Não deve colocar "sem anormalidades", não coloca normocárdio, eupneico, etc 37,8ºc não é febril,cuidado para não dar diagnósticos.

Shakti 29 de agosto de 2011 16:58  

Gente pelo amor de Deus.. que confusão.. parem de criticar!!! O autor disse ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM!!!!!! agradeçam e pronto, se estão procurando evolução, vão procurar no Potter/Brunner... aff

Anônimo,  11 de setembro de 2011 20:44  

Gente, concordo que é uma anotação, mas.... o autor colocou no início do post q era anotação... se não souber interpretar o que lê, fica bem difícil...

Anônimo,  14 de setembro de 2011 12:35  

Tem gnt que não faz nada de bom,e crítica quem faz.

Anônimo,  25 de setembro de 2011 18:18  

Gostei, mas de fato é uma anotação de enfermagem como o autor falou. Quanto a evolução, é privativo do enfermeiro, e concordo que muitos não sabem evoluir, tendo em vista que evoluir não é algo tão simples. Exige conhecimento científico e um bom exame físico. Atualmente a enfermagem evolui de acordo com os diagnósticos de enfermagem (certo), diferente do modelo biomédico.

Anônimo,  7 de outubro de 2011 07:45  

Está muito bom,pois tenho uma anotação em maos de UTI' e não consigo faazer....

Anônimo,  14 de outubro de 2011 10:06  

comecei agora o curso e ja tenho que entregar uma cimulaçao de uma anotacao e com essas explicaçoes ja me ajudam bastante....gostei muito

JESIEL COSTA 26 de outubro de 2011 20:01  

BOA-NOITE!GENTE SOU ACADÊMICO DE ENFERMAGEM, ATUALMENTE SOU TÉC. DE ENFERMAGEM, MAIS EVOLUÇÃO SOMENTE O ENFERMEIRO PODE FAZER, POIS ESTÁ CONTIDO PARTE DE EXAMES FISICOS, MAIS ANOTAÇÃO, TODA A EQUIPE PODE REALIZAR, O SERIA DOS ENFERMEIRO SE NÃO TIVESSE O AUX E TÉC. DE ENFERMAGEM QUE POR SINAL, É SUPER DESVALORIZADO, POIS NÓS FUTUROS ENFERMEIROS, APRENDEMOS COM OS AUX E TÉCNICOS, POIS SÃO ELES QUE PASSAM 24hRS COM O PACIENTE.

Anônimo,  30 de outubro de 2011 11:12  

valeu,isso nos esclarece as idéias

ALANA SILVA 9 de novembro de 2011 10:24  

OLA SOU ALANA ESTOU ESTAGIANDO E TINHA DIFICULDADE EM FAZER EVOLUCÃO..VENDO ESTA TUDO FICOU MAIS FACIL..BJS

raquel,  19 de novembro de 2011 09:39  

gostei sim de sua evolução, gostaria de desabafar, pos muitos enfermeiros +- 95% dos formandos, são enfermeiros burocráticos, somos uma equipe e não precisamos de pessoas somente para dar ordens, com nariz em pé achando-se superior, precisamos de profissionais, humanizados, que se procupe com paciente e o olhe como todo, chegando junto sim quando necessário. Que tipo de profissionais estão saindo das faculdades?o que ás faculdades estão ensinado?pois chegam ao mercado de trablaho como verdadeiros ditadores.
Sou técnica de enfermagem com muito orgulho.
desculpa pelo desabafo.valeu

Anônimo,  25 de novembro de 2011 06:14  

Os enfermeiros só sabem a teoria pq na pratica é totalmente diferente,els ñ sabem é nada.HA deles se ñ fossem os auxiliares e tecnicos todos tem q ser unidos pq são uma equipe.

antonia,  29 de novembro de 2011 15:37  

estou terminando meu curso , gostei muito da sua anotação. Mais alguns colegas que já esta na área não nus ajudam.

Anônimo,  7 de dezembro de 2011 16:35  

gostei muito dessa anotaçoes me ajudaram bastante!

Liliane 8 de dezembro de 2011 09:51  

Adorei, me deu uma luz .. Obrigado!

CAROL 10 de dezembro de 2011 03:31  

MUITO BOM GOSTEI DA EVOLUÇÃO, ACHO QUE TEM GENTE AI QUE NAO SABE DIFERENCIAR ANOTAÇÃO DE EVOLUÇÃO. ESTÁ DE PARABÉNS

Anônimo,  26 de dezembro de 2011 04:26  

gostei muito ja nem lembrava mais, gosto de andar na técnica sempre.

Anônimo,  8 de janeiro de 2012 23:47  

não estamos precsando de enfermesa e sim de enfermeira de lider verdadeiro aquele que trabalha em grupo com seus tecnico

Anônimo,  17 de janeiro de 2012 11:54  

Valeu pela força e intenção e parem de criticar quem quer te ajudar!!!

thaina 17 de janeiro de 2012 13:51  

a evolução ñ é feito só pelo enfermeiro ñ mas, pelos profissionais da área da enfermagem ...
sou técnica e faço evoluçao de enfermagem , na evolução fica a história do paciente então quem acompanha são os técnicos ..
quem tem que anotar e assinar é quem faz .......
sem os técnicos os enfermeiros e os médicos ñ trabalhavam....
muitas pessoas querem nos humilhar , se somos técnicos ou fizemos o curso é pq escolhemos mas quem quer pode muito mais que isso eu sou uma delas com o curso técnico e superior...
Temos que trabalhar em equipe , ser mais humanos e sermos humildes................
Hj agente cuida do paciente , amanhã o paciente pode ser cada um de nós....
O futuro á Deus pertence....
sou thainá tenho 21 anos de maceió -al , essa terra maravilhosa.........

thaina 17 de janeiro de 2012 14:00  

a evolução ñ é feito só pelo enfermeiro ñ mas, pelos profissionais da área da enfermagem ...
sou técnica e faço evoluçao de enfermagem , na evolução fica a história do paciente então quem acompanha são os técnicos ..
quem tem que anotar e assinar é quem faz .......
sem os técnicos os enfermeiros e os médicos ñ trabalhavam....
muitas pessoas querem nos humilhar , se somos técnicos ou fizemos o curso é pq escolhemos mas quem quer pode muito mais que isso eu sou uma delas com o curso técnico e superior...
Temos que trabalhar em equipe , ser mais humanos e sermos humildes................
Hj agente cuida do paciente , amanhã o paciente pode ser cada um de nós....
O futuro á Deus pertence....
sou thainá tenho 21 anos de maceió -al , essa terra maravilhosa.........

EDSON,  17 de janeiro de 2012 17:10  

gostei muito da ANOTAÇÂO DE ENFERMAGEM, muito obrigado vai me ajudar muito, criticas são boas, mas quando tem logica.

Anônimo,  18 de janeiro de 2012 14:50  

adore tem enfermeiro que esta e com inverja de nos tecnicos poque nos sabemos das tecnicas eles so sabe ds teoria bjs

Anônimo,  29 de janeiro de 2012 05:12  

ola adorei a anotação estou começando meu curso e essa anotação tirou muitas duvidas que eu tinha. obrigada valeu

Anônimo,  11 de fevereiro de 2012 20:41  

É interessante ler os comentários acima... todos "auxiliares, técnicos, enfermeiros, médicos, coordenadores" aprendemos durante a formação a trabalhar em equipe. Cada um tem sua função, e deve cumprir o que lhe compete... todos sabem sua função, caso contrário não estariam trabalhando... todos têm dúvidas e ficam devendo algo, pois ninguém é perfeito... Enfermeiros não realizam todos os procedimentos, porém devem saber e fazer (é prá isso que serve o estágio), então é complicado dizer que Enfermeiros tem inveja, menosprezam ou coisas do tipo em relação aos Técnicos, sendo que todos devem trabalhar em equipe. O fato é que existem Enfermeiros idiotas, assim como existem Técnicos, Médicos e a mesma coisa em todas as profissões... Enfermeira em Uti Neo 7 anos...

Anônimo,  28 de fevereiro de 2012 06:37  

Muito bom me ajudou bastante.

Anônimo,  29 de fevereiro de 2012 15:27  

O tópico ja condena, (Aprenda fazer anotações de Enfermagem)e que esta num diario de um Enfermeiro. Seria melhor dizer: Aprenda fazer EVOLUÇÂO de Enfermagem. Mas valeu a tentativa de ajudar.

Doutor Madrid 5 de março de 2012 21:09  

Sou professor de enfermagem, e perante a lei, nenhuma EVOLUÇÃO realizada por auxiliares e técnicos é aceita, simplesmente porque a resolução COFEN 385/09 diz que somente (apenas) o enfermeiro pode fazê-la. Isso não significa que os técnicos e auxiliares não façam e alguns fazem muito bem, entretanto, para a lei, isso não deve acontecer. Já as anotações de enfermagem qualquer integrante da equipe pode fazer, e o autor deixou claro que isso é uma anotação e não evolução.

irritadinha,  13 de março de 2012 17:03  

Realmente...tem gente que não tem capacidade de fazer nada e critica quem sabe e quem ensinar...gentinha mais otária, vai caçar um livro então e tenta fazer melhor...irggggg

Wesley 16 de março de 2012 18:04  

Thaina, a Ser Pensante tem razão não leve para um lado pessoal, evolução é algo restrito ao enfermeiro nós técnicos de enfermagem somos responsáveis por anotar intercorrências que nós evidenciamos cuidando do paciente, evolução requer conhecimento da SAE coisa que nós técnicos não temos. Vc etá com os ânimos muito exaltados ponha-se no lugar de técnica não desprezada, mas tão útil como qualquer integrante da equipe. Lembre-se que nós técnicos não podemos trabalhar sem a supervisão de um enfermeiro no setor, embora muitas empresas fazem isso explorando mão de obra barata Super carregando os técnicos de enfermagem (ato inlegal). Eu como um futuro enfermeiro se por ventura trabalha-se com vc, vc teria problemas comigo em fazer a minha função que é a evolução de enfermagem, restrito ao enfermeiro. E a evolução sitada à cima está com sérios problemas de interpretação subjetiva, concordo mais uma vez com a Ser Pensante. Muito bem Ser Pensante! Meus Parabéns pelas observações antes que alguém queira usar a "evolução" como exemplo.

Rúbia,  18 de março de 2012 17:38  

Está muito incompleto!!!

PAULA,  27 de março de 2012 04:36  

Pronto a discursão acabou qd o Doutor Manfred falou.As pessoas tem dificuldade em entender q o certo e certo aux/téc n é Enfermeiro!!!!!!!!!!!!!

Anônimo,  3 de abril de 2012 05:19  

Gostaria de orientação para fazer uma anotaçaõ de paciente em UTI.Por favor me ajudem!

Anônimo,  12 de abril de 2012 20:02  

adorei como voce faz suas anotações e evolucões

estou muito grato,pois estou mim formando e tinha pouca noção de seria se eu conseguisse um trabalho no setor e ter de fazer uma evolução ou uma anotação na incerteza se meu eria aceitar o que estaria escrito para pessoa que vai min render ou um medico na hora da visita academica obrigado mesmo de coração

andre,  16 de abril de 2012 12:33  

É muinto importante estas anotações e evoluções de enfermagem principalmente em casos como o meu que estou comesando estagiar,estou no terceiro semestre do curso de enfermagem,hoje é o terceiro dia de estágio no HCAA. UM ABRAÇO A TODOS. e-mail pimentel.andre@yahoo.com.br

alexandra_carvalho2011@hotmail.com,  23 de abril de 2012 07:35  

gostaria que vcs me ajudase a elaborar uma evolução da seguinte forma: com as queixas de insônia,cefaleia,pirexi,dispneia, com dificuldade de engolir e falta de sede,edema generalizado com anúria, caquexia, cianose, com dor na bexiga,dor muscular, plurido, sialorreia,bradpneico,baixa frequencia cardiaca, paralisia dos MMIISS, emese,necrose gradual do tecido,acumulo de pus no dreno de torax, acesso venoso inchado.por favor me ajudem

amanda,  16 de maio de 2012 19:23  

isso nao é evolução gente, presta atenção é ANOTAÇÃO caramba ta ai o nome e vcs confundem... ngm merece

paulo barbosa 24 de maio de 2012 05:10  

Ok!concordo plenamente com vc,parece algo feito em uma mesa se ver o paciente,faltou argumento relatos do próprio paciente em fim falta melhora mais...

paulo barbosa 24 de maio de 2012 05:13  

Ok!concordo plenamente com vc,parece algo feito em uma mesa se ver o paciente,faltou argumento relatos do próprio paciente em fim falta melhora mais...

paulo barbosa 24 de maio de 2012 05:14  

Ok!concordo plenamente com vc,parece algo feito em uma mesa se ver o paciente,faltou argumento relatos do próprio paciente em fim falta melhora mais...

Anônimo,  24 de maio de 2012 10:38  

amiga Alexandra Carvalho, vou te ajudar. ai vai.Para isônia tome chá de capim limão, Cefaléia-,batatas em rodelas bem jeladas na testa,Pirexi-banho frio,-Dispineia,alcanfro,-Dificuldade de engolir,chá gargarejo de romã,- bebe bastante água que dá vontade, já falei bastante águaresolve.-Carquexia, come muito bastante para ficar forte e bem nutrida. Cianose fique no sol para mudar de cor , ficar rosadinha.-Dor na bexiga coloque uma sonda .Dor muscular-malhe bastante os musculos todos os dias.-Plurido ,erva de bicho ,Sialorreia

beth 30 de maio de 2012 12:41  

A evolução de enfermagem que aprendi durante o meu tempo de aluna não se faz dessa forma, está parecendo mais com anotações de enfermagem.

Anônimo,  4 de junho de 2012 20:15  

Nao é uma evoluçao de enfermagem, pois nao tem termos tecnicos, nem condutas, a evoluçao de enfermagem é o respaldo legal, com ela estamos calçados de qualqer acusaçao futura, temos que colocar tudo que é feito com o paciente no momento da assistencia......

Enfermeira Gabriela,  10 de junho de 2012 13:29  

Isso não é uma evolução de enfermagem, está precária de informações e não segue a sequencia proposta pelo processo de enfermagem. Muitos dados importantes não estão descritos. Pouco serve para uma breve anotação.

Anônimo,  14 de junho de 2012 16:59  

Amigos , na realidade o colega, faz juz a precariedade que a enfermagem está passando, pois hoje o Enfermeiro em uma clinica Médica assume 42 paciente, onde tem que evoluir 10, ainda, fazer procedimentos referente ao Enfermeiro, e papel sobre papel.
Então não dá para ficar enchendo linguiça.

Anônimo,  27 de junho de 2012 11:13  

AIDS POP REPRESSÃO

Anônimo,  28 de junho de 2012 16:08  

que tipo de pessoa se diz aux/tec... e fica agindo com falta de ética, criticando os enfermeiros, sou enf....e prof...sempre me relacionei muito bem c meus alunos....infelizmente temos que conviver com esses tipos povo...que pena....

Anônimo,  17 de julho de 2012 15:52  

Adorei mim ajudou muito não ligui pra quem o critica.

DANY 18 de julho de 2012 07:12  

A maioria das pessoas gostam mesmo é de criticar, porque logo no título diz que é uma anotação e não uma evolução.Sou técnica e costumo ler e saber interpretar o que leio. São pessoas cegas que não conseguem enxergar e interpretar o óbvio e vive apenas para criticar aos outros.¨É MAIS FÁCIL JULGAR AOS OUTROS DO QUE A SI PRÓPRIO¨.

Anônimo,  19 de julho de 2012 14:54  

QUE VERGONHA ANOTACÃO NÃO É,O PACIENTE ESTÁ CORADO OU ICTÉRICO,ACIANÓTICO.QUEM FOR FAZER ANOTACÃO SE DEFINE OLHE PARA O PACIENTE QUE NÃO PODE É TER ESTE TIPO DE ANOTAÇÃO COMO EXEMPLO PARA OS FUTUROS PROFISSIONAIS ASS;TEC ENFERMAGEM MEIRE F.M

Anônimo,  19 de julho de 2012 15:07  

QUE VERGOLHA NA ANOTAÇÃO O PACIENTE ESTÁ CORADO OU ICTÉRICO,ACIANÓTICO;REALMENTE COMO ESTÁ ESTE PACIENTE,SE DEFINA.OLHE PARA O PCTE E NÃO TERÁ DÚVIDA. O QUE NÃO PODE É TER UMA ANOTAÇÃO DESSE TIPO COMO EXEMPLO PARA OS FUTUROS PROFISSIONAIS TEC ENFERMAGEM MEIRE F.M

Anônimo,  1 de agosto de 2012 10:51  

Quanta gente babaca um que escreve citou com S vai aprender a escrer bando de ANALFATAS todos.

Anônimo,  2 de agosto de 2012 19:52  

ADOREI DA FORMA QUE VC ESCREVEU ME AJUDOU MUITO,SEI QUE DEVE SER UM ÓTIMO PROFISSIONAL,,,

E VCS QUE NÃO AJUDAM MAS CRITICAM,,POR FAVOR SEJAM HUMILDE SERÁ QUE NEM ISSO VCS TEM?

Anônimo,  8 de agosto de 2012 14:26  

SUA ANOTAÇÃO É CLARA MAIS AO MESMO TEMPO CONTRÁRIA.QUANDO FIZER UMA EVOLUÇÃO NÃO DEVE SER CONFUSA POIS PERDE A CREDIBILIDADE E ISSO É MUITO RUIM PARA O PROFISSIONAL

Anônimo,  22 de agosto de 2012 19:20  

A pessoa que postou já disse que é ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM. O primeiro a comentar foi quem falou que era evolução e daí a confusão. Vocês precisam aprender a ler primeiro para depois aprender a fazer anotações. Não é bicho de sete cabeças, basta usar um mínimo de neurônios. Daí que temos tantos TE e AE desempregados. Parabéns para quem postou a anotação e atenção para simular com bastante clareza e confiança. Isso é indispensável.

Anônimo,  22 de agosto de 2012 19:24  

ANOTAÇÃO É FEITA POR TODA EQUIPE DE ENFERMAGEM (TÉCNICO, AUXILIAR E ENFERMEIRO) E EVOLUÇÃO É FEITA APENAS PELO ENFERMEIRO GRADUADO (COM CURSO SUPERIOR). DEU PARA ENTENDER?

Nayanna Luanna 18 de outubro de 2012 09:25  

Olá adorei sua evolução , me ajudou muito viu . estava um pouco confusa . mas graças a Deus' estar tudo bem esclarecido . muito obrigado agradeço desde já .


Há, estou cursando enfermagem , e estou no 2 modulo .

meu nome e Luanna Nayanna

BREDINHA===,  22 de outubro de 2012 20:29  

EU GOSTEI MUITO BEM ELABORADO PALAVRAS DIFICIES MAS QUE RESUMEM MUITA COISA E NEM PRECISA ESCREVER MUITO COLOCAR SOMENTE O NECESSARIO !!

SUCESSO!!

José Antônio Reibolt 31 de outubro de 2012 09:14  

Caramba tem gente que fica questionando quem é que faz a evolução e anotação.que coisa chata!
evolução é só pedir no corem as funções do aux, tec e auxiliar.
Paciente deu entrada na sala de urgência, proveniente da sua residência. Veio por meios próprios, acompanhada por familiar (esposa). Ao dar entrada apresenta – se lúcido orientada no tempo e no espaço, calmo, normotenso, normocárdico, apiretico, em ar ambiente com padrão respiratório confortável. Ao exame físico: couro cabeludo normal, face corada, simétrica, mucosas oculares coradas e lubrificadas, escleróticas anictéricas, pupilas isocóricas e fotorreagentes, pele com tugor e elasticidade mantida, tórax simétrico, com expansibilidade preservada, murmúrios vesiculares presentes, abdome plano simétrico, indolor a palpação, ruídos hidroaéreos presentes e regulares. Peristalse presente, Sono preservado, evacuações presentes diariamente, com consistência pastosa. Nega alergia medicamentosa. Alega deambular com dificuldade. MIE com discreto edema, extremidades aquecidas e oxigenadas. Foi internado recentemente para cirurgia de prostatectomia com Dr. esta em recuperação da cirurgia, com curativo em ferida cirúrgica na cicatriz umbilical, e SVD acoplada ao dispositivo urinário, com retorno de urina clara, sem grumos (depósitos) no momento o reservatório contem 250 ml. Hoje veio para consulta ambulatorial com a Drª por dor na perna esquerda, após consulta foi diagnosticado TVP e indicado internação. Foi puncionado acesso venoso periférico para fluir hidratação venosa por venóclise em MSE. Soro glicosado 5% 500ml gotejamento em gravidade. Instalado pulseira de precaução de contato em MSD. Colhido swab nasal e entregue no laboratório. Admitido para tratamento e acompanhamento da Drª.A mesma ciente.

Anônimo,  3 de novembro de 2012 12:58  

Quanta IDIOTICE dessa classe (enfermeirios) rsrsrsrs, porque brigarem tanto pra fazer uma EVOLUÇÃO se na hora de emergencia vocês ficam perdidos, sem saber o que fazer? kkkkkkkkkkk Sou tecnica e estou no quarto perido de enfermagem, trabalha na emergencia de um Hospital e vejo as MERDAS que muitos enfermeiros e enfermeiras fazem, então meus amores, mas do que uma evolução aprendam, a como se portar diante de uma parada ou de um TCE. Então senhores ENFERMEIROS E ENFERMEIRAS APRENDAM, APRENDAM, APRENDAM QUE DOI MENOS.

Passar bem para os competentes um beijo e para os INCOMPETENTES (QUE SÃO MUITOS) dois beijoos :)

Anônimo,  4 de novembro de 2012 18:55  

Bem li todos os comentários, o que me deixa chateada, uma profissão tão linda e muito competitiva. Pessoal, técnicos ou enfermeiros, todos trabalhamos com vidas, precisamos de humanização, não de pecuinhas. Tive ótimos enfermeiros e enfermeiras como professores e cordenadores de equipe, assim como também maravilhosos colegas tecnicos de enfermagem. Maus profissionais existem em todas as áreas, mas cada um de nós temos que trabalhar com amor e dedicação,respeitando e tendo ética profissional.A pessoa que postou inicialmente, tentou passar e ajudar a ter uma idéia de como fazer anotações de enfermagem.Quanto as teminologias, fica a critério de cada um conhecer,estudar, lidamos com vidas, por isso temos a obrigação de sabermos e cada vez mais, buscarmos conhecimentos, principalmente lermos muito, cuidar o que escrevemos.Não importa se sou técnica de enfermagem, importa é o que faço, a qualidade do meu trabalho, em todas as profissões existem subordinados, isso se faz necessário, precisamos dos enfermeiros (as), precisamos de alguem pra cordenar a equipe, assim como eles também precisam de nós técnicos, é uma troca. O bom enfermeiro faz uma equipe maravilhosa, competente.Precisamos uns dos outros, cada na sua função.SOU TÉCNICA DE ENFERMAGEM COM MUITO ORGULHO, amo o que faço.Meu nome é Claudete C. da Silva, meu email: claudetecalheiro@hotmail.com. Abraço a todos os colegas de profissão, aproveito para agradecer aos meus professores e professoaras enfermeiros(as), que me encinaram teorias e práticas da enfermagem.

Anônimo,  6 de novembro de 2012 18:22  

Gostaria de uma ajuda sobre admissão de enfermagem que tenho que ter neste conteúdo .

Banho no leito
Teve febre
Tomou remédio em 2 horas em 2 horas
Comeu todo almoço
Vomitou as 7:30 h
Usa dentadura
Teve tontura ao levantar da cama
Nao fez coco
Queixar dor no joelho esquerdo
Na sonda de demora fez 20 ml de xixi (svd)
Foi pegado veia na mão direita
Quando chegou tinha uma ferida fedida e que sanguava muito na perna direita
Foi mandado p cirurgia as 7:hs do dia seguinte
O curativo foi trocado

Gostaria de ajuda na minha anotação com todos estes conteúdo que escrevir obrigado.

ia_custodio23@hotmail.com


Anônimo,  6 de novembro de 2012 18:29  

Gostaria de uma ajuda sobre admissão de enfermagem que tenho que ter neste conteúdo .

Banho no leito
Teve febre
Tomou remédio em 2 horas em 2 horas
Comeu todo almoço
Vomitou as 7:30 h
Usa dentadura
Teve tontura ao levantar da cama
Nao fez coco
Queixar dor no joelho esquerdo
Na sonda de demora fez 20 ml de xixi (svd)
Foi pegado veia na mão direita
Quando chegou tinha uma ferida fedida e que sanguava muito na perna direita
Foi mandado p cirurgia as 7:hs do dia seguinte
O curativo foi trocado

Gostaria de ajuda na minha anotação com todos estes conteúdo que escrevir obrigado.

ia_custodio23@hotmail.com


Anônimo,  5 de dezembro de 2012 03:55  

O problema está na interpretação e na falta de ética a qual é sempre explícita entre essa classe.
Sou técnica e convivo diariamente com problemas semelhantes.

Anônimo,  5 de dezembro de 2012 16:56  

porque,nos tec de enfermagem somos tao umilhados?

Anônimo,  14 de dezembro de 2012 19:08  

MUITO OBRIGADA ESSA ANOTAÇÃO TIROU MINHAS DUVIDAS

Anônimo,  28 de dezembro de 2012 17:08  

Anotação de Enfermagem é Diferente de Evolução de Enfermagem.

Vi que a enfermagem é uma classe muito desunida! Porque? por que alguns Aux e téc.em enfermagem não conseguem passar em um vestibular publico ou nao tem dinheiro para pagar uma faculdade de enfermagem particular e atrapalham o serviço do ENFERMEIRO que estudou 4 ou 5 anos e tem conhecimento cientifico para exercer a profissão!
Prática comum é pra aux e téc. em enfermagem. conhecimento cientifico deixa para os Graduados.
Obrigado.

Elaine Mattos 12 de janeiro de 2013 16:52  

gostei dessa evolução boa noite

Anônimo,  30 de janeiro de 2013 15:39  

GOSTEI MUITO. DAYSE

Anônimo,  5 de fevereiro de 2013 15:03  

Temos que deixar de tentar sermos uns melhores que os outros e fazermos uso do juramento da enfermagem: "Cuidar e lutar pelo bem estar de nosso próximo como gostaríamos de ser cuidados. Bem fazia a Florence que tinha em seu coração um forte desejo de ajudar. A enfermagem está fugindo muito de suas origens.

Anônimo,  26 de fevereiro de 2013 08:52  

Nossa, eu nao sabia por onde começar,obg me ajudou muito...

Anônimo,  2 de março de 2013 10:56  

tirou algumas duvida minha ,ajudou bem .

Anônimo,  6 de março de 2013 06:05  

Gostei muito desse jeito de fazer evoluçaõ é muito mais facil....Pois ainda ñ aprendir a fazer evolução certo.....mais assim ficou muito mais facil.
bjsss muito obg

Anônimo,  6 de março de 2013 06:12  

queria saber por onde comeco fazendo o exame fisico e como usar os nomes certos?

Anônimo,  4 de abril de 2013 17:26  

muito bom assim fica mais facil entender ,bem explicado adorei

Anônimo,  21 de abril de 2013 13:54  

gostei das anotações, poderia me envia uma anotaçao de enfermagem em uti neonatal
obrigada..

luiza marques 24 de abril de 2013 07:37  

gostei dos exemplos de evolucão tirou algumas duvidas acho que tem emprego para todos ningue e melhor doque ninguem todos somos capazes obrigado

luiza marques 24 de abril de 2013 07:39  

gostei dos exemplos de evolucão tirou algumas duvidas acho que tem emprego para todos ningue e melhor doque ninguem todos somos capazes obrigado

Elisabeth,  26 de abril de 2013 20:00  

Estou estudando enfermagem,e gostei dessa evolução, tirou algumas das minhas duvidas.

Anônimo,  28 de abril de 2013 13:33  


Sou técnica de enfermagem formada a dez anos e, Enfermeira foramada a dois anos e, tenho certeza de que tecnico de enfermagem faz anotação e enfermagem e enfermeiro faz evolução de enfermagem o que é PRIVATIVO do enfermeiro,

Anônimo,  19 de maio de 2013 08:28  

Legal!!! Mais só houve um erro é sintomas subjetivos e não sinais dito pelo paciente.

Anônimo,  22 de maio de 2013 09:16  

realmente besclareceu as minhas duvidas;uma evoluçao clara e ascessivel...

Anônimo,  22 de junho de 2013 17:56  

Gostei de sua anotação, mas você colocou na anotação no paciente com internamento que ele estava desorientado.. como foi encaminhado banho de aspersão? não seria :" Foi realizado banho no leito. " ? Fora isso, a anotação esta otima.
Bjs

Anônimo,  6 de agosto de 2013 17:29  

gostei da anotação e li alguns comentários , mas eu queria mesmo é evolução !!!

gabriela binatti 9 de agosto de 2013 12:14  

Que coisa em cade o espirito de equipe a pessoa coloco o comentario dela ai da mas boa intensões e o povo so que critica , .. ashuahus Aprendi o curso inteiro que a primeira coisa na enfermagem é equipe e ta faltando em , :(

gabriela binatti 9 de agosto de 2013 12:16  

Aprendi no curso que a enfermagem tem que se sempre unida mas me parece que nem todo mundo aprendeu , pque uns so critica o trabalho do outroo, Ta que não ta aquelas coisas mas a compreensão ajuda muito , :)

Anônimo,  11 de agosto de 2013 20:20  

meu Deus fico impressionada com tanta rivalidade, enfermeiro x tec de enfermagem, gente a enfermagem é composta de enfermeiros, técnicos e auxiliares, juntos formam uma equipe, é ridículo éssa disputa de quem sabe a teoria, quem sabe a pratica, quem sabe mais quem sabe menos, quando o objetivo é um só; cuidar do paciente, é por essa e outras que a enfermagem não vai pra frente, falta união pra crescerem juntos. vamos mudar esses pensamentos pequenos e lutar por nossos ideais. já fui técnica e hoje sou enfermeira. e uma coisa que me deixa muito triste é essa divisão essa rivalidade. vamos crescer juntos!!!!! vilma

Anônimo,  18 de agosto de 2013 09:27  

Pode o paciente esta lúcido e desorientado?


Anônimo,  23 de agosto de 2013 17:55  

Muito boa a as anotaçõs me ajudaram muito.

Anônimo,  5 de setembro de 2013 15:39  

adorei o ex de anotação.gente,vcs ñ sabem q o tec. tm faz evolucão de paciente?

Anônimo,  5 de setembro de 2013 15:46  

realmente evolução deveria ser exclusivo do enfermeiro,mais como eles são em pouco numero ,ai o trabalho sobra nas cotas do tec.msm,
acho q nós fazemos um trabalho pesado deveriamos ter um salário mais justo.

Anônimo,  5 de setembro de 2013 15:56  

realmente evolução deveria ser exclusivo do enfermeiro,mais como eles são em pouco numero ,ai o trabalho sobra nas cotas do tec.msm,
acho q nós fazemos um trabalho pesado deveriamos ter um salário mais justo.

Anônimo,  5 de setembro de 2013 15:56  

adorei o ex de anotação.gente,vcs ñ sabem q o tec. tm faz evolucão de paciente?

Anônimo,  13 de outubro de 2013 08:24  

Evolução de Enfermagem, Exame Físico, Anamnese, Diagnósticos de Enfermagem é privativo do Enfermeiro, não compete ao Técnico em Enfermagem e nem ao Auxiliar Técnico em Enfermagem evoluírem seus clientes.
Na verdade percebo uma grande convergência nas colocações de alguns colegas aqui no que tange o assunto, ex:
A Thaina coloca que: a evolução ñ é feito só pelo enfermeiro ñ mas, pelos profissionais da área da enfermagem. Mentira, sim é feito pelo Enfermeiro, e perceba que a Thaina tem preguiça de escrever, vejam lá, ao invés de colocar NÃO ela coloca apenas n, rs, Imagino que além que estar fazendo atividades privativas nossas, Enfermeiros,.ela ainda tem seus vícios, rs. Acorda menina!!!!

Veja outra postagem de um (a) colega: A pessoa se identifica como SER PENSANDE e faz sua colocação sobre o assunto e em seguida o individuo coloca assim>>>>>>parece que vc nem chegou perto do pte;os cuidados prestados por vc Entende-se que ela chegou perto de um pacote e não de um cliente/paciente né. A mesma utiliza pte para identificar como paciente. Horrível isso!!! Acorda Enfermeiro (a), utiliza-se a palavra certa, preguiça de escrever? rs
Sempre falo aos meus alunos da graduação que Enfermeiros tem preguiça de escrever. Percebam!
Abraços a todos!!!

Anônimo,  13 de novembro de 2013 17:28  

gostaria de saber quais os aspectos devem ser relevantes em uma anotaçao de enfermagem?

Anônimo,  16 de fevereiro de 2014 17:16  

muitos comentários desnecessários e muitos graduados que não sabem interpretar! gente é anotaçãooooooo de enfermagem porrraaaaa!!!!

jorge evandro 23 de maio de 2014 16:50  

POR ISSO QUE A ENFERMAGEM N VAI PRA FRENTE POIS TODO MUNDO ADORA CRITICAR....O CARA POSTOU AS ANOTAÇÕES, MAS TODOS FALAM EVOLUÇÃO....É MODO DE FALAR.... AI TEM GENTE QUE ADORA CRITICAR....

jorge evandro 23 de maio de 2014 16:54  

o enfermeiro adora falar de atribuição....mas quando esta com preguiça de fazer curativo...o coitado do técnico que vai....... sempre foi assim......amigos lembrem-se que florence mudou a história com um pouco de limpeza e boa vontade...n sabia o que era nem conceitos de contaminação...agora vcs fazem faculdade...se enchem de lixo teórico e fizeram o que até hoje pela profissão ou por alguém??/? Acorda

Anônimo,  3 de agosto de 2014 09:07  

Obrigado, todas as informações foram muito útil para, sou técnico enfermagem mais to fora do mercado de trabalho a 5 anos e vou começa trabalha agora.
Mas vejo muitas adventícia entre estes profissionais é tão fácil respeita a ira quia e o conhecimento de cada individuo, por que todos tem a mesmo valor e nem uma sem harmonia, sem companheirismo nunca serão vencedores pois todos luta pelo o cliente ou paciente este é o nosso objetivo final leva conforto, confiança e a garantia de melhora para todos.
Muito obrigado foi de grande valia para ver todos estes debate. Email.bill.f.o@hotmail.com

Anônimo,  21 de agosto de 2014 13:01  

Vamos lá. Trabalho no Coren e vou explicar o que eu cobro nas fiscalizações. Evolução de enfermagem é realizada pelo Enfermeiro porque trata de informações sobre o paciente em um período de 24 horas, exigindo para isso o exame físico, como o paciente evoluiu diante das ações de enfermagem que foram prescritas e se houve mudança de diagnósticos de enfermagem. As anotações são para assuntos mais pontuais, por exemplo, uma aspiração ou um curativo que realizei. Quanto à SAE, a Resolução Cofen n° 358/2009 informa no Art 4° que são privativos do Enfermeiro apenas o Diagnóstico e Prescrição. O Técnico pode participar das outras etapas naquilo que lhes couber e seu grau de formação permitir.
priscilla.oliveira@coren-df.org.br