O que vai cair no enem


>> segunda-feira, 20 de julho de 2009

inglesa.
II.
conhecimento para a compreensão de f
enômenos naturais, de processos
histórico-geográficos, da produção tecnológ
ica e das manifestações artísticas.
III.
Enfrentar situações-problema (SP)
: selecionar, organizar, relacionar, interpretar
dados e informações representados de dife
rentes formas, para tomar decisões e
enfrentar situações-problema.
IV.
Construir argumentação (CA)
: relacionar informações, representadas em
diferentes formas, e conhecimentos dispon
íveis em situações concretas, para
construir argumentação consistente.
V.
Elaborar propostas (EP)
: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola
para elaboração de propostas de intervenção
solidária na realidade, respeitando
os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer
uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e
Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do

escola, no trabalho e em outros cont
extos relevantes para sua vida.
H1 -
Identificar as diferentes
linguagens e seus recursos expr
essivos como elementos de
caracterização dos sistemas de comunicação.
H2 -
Recorrer aos conhecimentos sobre as lin
guagens dos sistemas de comunicação e
informação para resolver problemas sociais.
H3 -
Relacionar informações geradas nos si
stemas de comunicação e informação,
considerando a função social desses sistemas.
H4 -
Reconhecer posições críticas aos usos sociai
s que são feitos das linguagens e
dos sistemas de comunicação e informação.
Competência de área 2 - Conhecer e usar
língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como
instrumento de acesso a informações e
a outras culturas e grupos sociais*.
H5 –
Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6 -
Utilizar os conhecimentos da LEM e de
seus mecanismos como meio de ampliar as
possibilidades de acesso a informações
, tecnologias e culturas.
H7 –
Relacionar um texto em LEM, as estruturas
linguísticas, sua função e seu uso social.
H8 -
Reconhecer a importância
da produção cultural em LEM como representação da
diversidade cultural e linguística.
*A área 2 será incluída apenas a partir de 2010
Competência de área 4 - Compreender a arte
como saber cultural e estético gerador
de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

H12 -
Reconhecer diferentes funções da arte,
do trabalho da produção dos artistas em
seus meios culturais.
H13 -
Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas,
padrões de beleza e preconceitos.
H14
- Reconhecer o valor da dive
rsidade artística e das inter-re
lações de elementos que se
apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
Competência de área 5 - Analisar, interp
retar e aplicar recursos expressivos das
linguagens, relacionando textos com seus c
ontextos, mediante a natureza, função,
organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção
e recepção.
H15 -
Estabelecer relações entre o texto literá
rio e o momento de sua
produção, situando
aspectos do contexto histórico, social e político.
H16 -
Relacionar informações sobre concepções
artísticas e procedimentos de construção
do texto literário.
H17 -
Reconhecer a presença de valores sociais
e humanos atualizáveis e permanentes no
patrimônio literár
io nacional.
Competência de área 6 - Compreender e usar
os sistemas simbólic
os das diferentes
linguagens como meios de organização cogni
tiva da realidade pela constituição de
significados, expressão, comunicação e informação.
H18 -
Identificar os elementos que concorre
m para a progressão temática e para a
organização e estruturação de textos
de diferentes gêneros e tipos.
H19 -
Analisar a função da lingu
agem predominante nos textos em situações específicas
de interlocução.
H20 -
Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória
e da identidade nacional.
Competência de área 7 - Confrontar opiniõ
es e pontos de vista
sobre as diferentes
linguagens e suas manifestações específicas.
H21 -
Reconhecer em textos de
diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais
utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 -
Relacionar, em diferentes te
xtos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 -
Inferir em um texto quais são os objetiv
os de seu produtor e quem é seu público alvo,
pela análise dos procedimentos argum
entativos utilizados.

H24 -
Reconhecer no texto estr
atégias argumentativas empr
egadas para o convencimento
do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Competência de área 8 - Compreender e
usar a língua portuguesa como língua
materna, geradora de significação e inte
gradora da organiz
ação do mundo e da
própria identidade.
H25 -
Identificar, em textos de di
ferentes gêneros, as marcas lin
guísticas que singularizam
as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 -
Relacionar as variedades lingüísticas a situações específicas de uso social.
H27 -
Reconhecer os usos da norma padrão da líng
ua portuguesa nas diferentes situações
de comunicação.
Competência de área 9 - Entender os princípi
os, a natureza, a função e o impacto das desenvolvimento do conhecimento, associando-
o aos conhecimentos científicos, às
linguagens que lhes dão suporte, às dema
is tecnologias, aos processos de
produção e aos problemas que se propõem solucionar.
H28 -
Reconhecer a função e o impacto social das
diferentes tecnologias da comunicação
e informação.
H29 -
Identificar pela análise
de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e
informação.
H30 -
Relacionar as tecnologias de comunica
ção e informação ao desenvolvimento das
sociedades e ao conheciment
o que elas produzem.
Competência de área 1 - Construir signifi
cados para os números naturais, inteiros,
racionais e reais.
H1
- Reconhecer, no contexto social, diferent
es significados e representações dos números
e operações - naturais, inteir
os, racionais ou reais.
H2
- Identificar padrões numéric
os ou princípios de contagem.
H3
- Resolver situação-problema env
olvendo conhecimentos numéricos.
H4
- Avaliar a razoabilidade de um resultado num
érico na construção de argumentos sobre
afirmações quantitativas.
H5
- Avaliar propostas de intervenção na rea
lidade utilizando conhecimentos numéricos.
Competência de área 2 - Utilizar o conhecime
nto geométrico para realizar a leitura e
a representação da realidade e agir sobre ela.
H6
- Interpretar a localizaçã
o e a movimentação de pessoas/objetos no espaço
tridimensional e sua representaç
ão no espaço bidimensional.
H7
- Identificar características
de figuras planas ou espaciais.
H8
- Resolver situação-problema que envolva
conhecimentos geométricos de espaço e
forma.
H9
- Utilizar conhecimentos geométricos de es
paço e forma na seleção de argumentos
propostos como solução de problemas do cotidiano.

Competência de área 3 - Construir noç
ões de grandezas e medidas para a
compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H10
- Identificar relações entre gr
andezas e unidades de medida.
H11
- Utilizar a noção de escalas na leitura de
representação de situação do cotidiano.
H12
- Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.
H13
- Avaliar o resultado de uma medição na
construção de um ar
gumento consistente.
H14
- Avaliar proposta de intervenção na r
ealidade utilizando conhecimentos geométricos
relacionados a grandezas e medidas.
Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a
compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H15
- Identificar a relação de dependência entre grandezas.
H16
- Resolver situação-probl
ema envolvendo a variação de
grandezas, direta ou
inversamente proporcionais.
H17
- Analisar informações envolvendo a va
riação de grandezas como recurso para a
construção de argumentação.
H18
- Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.
Competência de área 5 - Modelar e reso
lver problemas que envolvem variáveis
socioeconômicas ou técnico-científicas,
usando representações algébricas.
H19
- Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
H20
- Interpretar gráfico cartesiano que
represente relações entre grandezas.
H21
- Resolver situação-problema cuja model
agem envolva conhecimentos algébricos.
H22
- Utilizar conhecimentos algébricos/geométri
cos como recurso para a construção de
argumentação.
H23
- Avaliar propostas de intervenção na reali
dade utilizando conhecimentos algébricos.

Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social
obtidas da leitura de gráficos e tabe
las, realizando previsão de tendência,
extrapolação, interpolação e interpretação.
H24
- Utilizar informações expressas em gráf
icos ou tabelas para fazer inferências.
H25
- Resolver problema com dados apr
esentados em tabelas ou gráficos.
H26
- Analisar informações expressas em gr
áficos ou tabelas como recurso para a
construção de argumentos.
Competência de área 7 - Compreender o car
áter aleatório e não-determinístico dos
fenômenos naturais e sociais e utilizar
instrumentos adequados para medidas,
determinação de amostras e cálculos de proba
bilidade para interpretar informações
de variáveis apresentadas em
uma distribuição estatística.
H27
- Calcular medidas de tend
ência central ou de dispersão
de um conjunto de dados
expressos em uma tabela de freqüências de
dados agrupados (não em classes) ou em
gráficos.
H28
- Resolver situação-problema que env
olva conhecimentos de estatística e
probabilidade.
H29
- Utilizar conhecimentos de estatísti
ca e probabilidade como recurso para a
construção de argumentação.
H30
- Avaliar propostas de intervenção
na realidade utilizando conhecimentos de
estatística e probabilidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e respondidos em ate 48hs.
São mantidos aqueles que respeitam as regras do blog;


- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Pode deixar sua URL,use de preferência opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e falta de acato não são permitidos;

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP