Como acontece a cicatrização de uma ferida


>> segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Primeiro vamos entender o que e a pele.


A pele e o maior órgão do corpo humano entre suas principais funções destacam-se:
- O tato (sensação de calor,frio,pressão, etc...)

_Controle da temperatura corporal (exemplo; suor)

_Proteção contra agentes externos (infecções,traumas)


Se divide em três camadas;


Epiderme Que e a camada superficial aquela que agente vê,sua espessura pode variar de acordo com a região do corpo,podendo chegar a 2mm.

Derme E o tecido localizado abaixo da epiderme,sendo constituído de fibras de Colágeno e Elastina,onde se encontram os pequenos vasos sanguíneos e linfáticos.

Hipoderme E o tecido que protege o corpo do frio,sua composição e adiposa (gordura),ele se encontra entre a derme e o músculo.

Cicatrização


Após o trauma(corte,perfuração,pancada,choque etc..)inicia-se um grande fenômeno literalmente colossal dentro do nosso corpo . Primeiro a hemostasia (que e o estancamento do sangue) em seguida vem a fase inflamatória que a migração dos leucócitos (células de defesa)que chegam para limpar e combater as bactérias,juntamente ocorre um aumento no numero de capilares que acaba trazendo mais sangue para o local,iniciando o edema,que acaba tornando a área vermelha e quente. Junto com esses fenômenos ocorre uma multiplicação de células no local,por conseqüência o fechamento da ferida.

14 comentários:

Monica 27 de junho de 2011 16:53  

Sou enfermeira no Amazonas e gostaria de parabenizá-los pelo o site, foi de grande valia. Gostaria de saber se tens métodos baratos, naturais e de fácil ascesso para cuidar de ulcera de pressão grau III em regiao sagra ( 15x13 e 7,5prof)?

Márcia Amorim,  27 de outubro de 2011 16:14  

Adorei!!!!! Esse site é maravilhoso, esta me ajudando muito.Sou Técnica em Enfermagem...
no momento não estou exercendo a função por falta de oportunidade, mais breve vou consegiur um emprego.

Anônimo,  18 de janeiro de 2012 08:42  

SOU ESTUDANTE DE ENFERMAGEM E ESTA SENDO DE GRANDE VALIA PARA MINHAS PESQUISAS O SEU SITE. PARABÉNS!

Anônimo,  12 de fevereiro de 2012 11:31  

adorei esse site atraves do mesmo estou pesquizando meus trabalhos do curso tecnico de enfermagem

Nazaré Oliveira,  26 de março de 2012 09:18  

sou gestora de saúde e adorei muito tudo que foi publicado

valverde 24 de maio de 2012 05:04  

ESTE SATY È UMA REFERENCIA PARA MEUS ESTUDOS, MUITO BOM MESMO , SOU RECEM FORMADA COMO TEC DE ENFERMAGEM MAIS AINDA NAO ATUO NA AREA , POR FALTA DE OPORTUNIDADE, MAIS NAO DESISTO NAO VOU CONSEGUIR, UM ABRACO.

Anônimo,  26 de agosto de 2012 13:01  

amei este site sou tec e estou cursando 3 periodo d enfermagem ta sendo valido

Anônimo,  16 de dezembro de 2012 06:58  

Pessoal uma dica a todos os tecnicos de enfermagem, eu como todos recem formados estava discrente sem oportunidades, entrei no site do coren do meu estado e lá tem um espaço onde as empresas aceitam curriculos é só enviar e esperar. Eu enviei para 10 hospitais e 3 me ligaram e mesmo sem experiencia me deram uma oportunidade. Façam isso enviem curriculo pelo site do coren do seu estado e Boa Sorte!

Anônimo,  5 de maio de 2013 10:49  

Estou estudando técnico de enfermagem e depois de ouvir todas as explicações sobre as ulceras por pressão; cheguei a conclusão que isso só ocorre por causa da má conduta dos profissionais. Estou correta ou não tive vontade de fazer esse comentário em sala de aula mas fiquei com receios de estar errada.
qual é a sua opinião?

Anônimo,  12 de julho de 2013 13:38  

bom q agora posso cuidar do meu peguete q machucou o pezinho adorei esse site

Anônimo,  12 de julho de 2013 13:42  

vou fazer gosto de ser enfermeira esse site me agradou

Anônimo,  12 de julho de 2013 13:47  

sua mulher e doida de te machucar vc ainda bem que vc tem a mim uma otima '' enfermeira

Anônimo,  13 de agosto de 2013 12:07  

Esse sit Diário de um Enfermeiro, é ótimo, tem grande valia!!!!Muito bom mesmo!!!Pra os nossos estudos!!!E pesquisas, ótima!!!

Anônimo,  21 de agosto de 2013 10:22  

Esse syte é muito bom, tem inúmeros instruções para os profissionais de área da saúde, e também para as pessoas que não são da área.