Como funciona a digestão


>> sábado, 19 de setembro de 2009

A digestão propriamente dita começa na boca,onde os dentes (que são 32 permanentes) reduzem o tamanho dos alimentos e facilitam a sua mistura com a saliva,que lubrifica o alimento e inicia a digestão química de alguns açucares. A deglutição é um processo múltiplo,que envolve a musculatura da boca,da língua,da faringe e do esôfago,visando empurrar para baixo o bolo alimentar. Ao chegar no esôfago (tubo de 12 a 25 cm que transporta o alimento ao estômago),o bolo alimentar desencadeia um processo comum aos outros órgãos tubulares do trato digestivo,como os intestinos grosso e delgado,chamado de peristalse (contrações musculares rítmicas e seqüenciais).
Do esôfago o alimento vai para o estômago,que é uma expansão do tubo digestivo e serve de reservatório para acúmulo de alimento a ser digerido. É um órgão oco e muscular,em forma de J. Encontra-se na cavidade peritoneal,logo abaixo do diafragma. Tem músculos circulares nas extremidades que retém o alimento enquanto ele é completamente misturado com enzimas digestivas,ai começa o processo químico da digestão.quando o estômago retém o alimento por um período de 3 a 4 horas. O estômago tem tres partes: fundo (área abaixo da entrada do esôfago). corpo (retém o alimento) e piloro (o extremo distai,longo e estreito que faz conexão com o intestino delgado) O músculo que guarnece esta saida chama-se e,esfincter pilórico. Mesmo quando vazio o estômago está sempre contraindo,ao mesmo tempo em que o suco gástrico,composto de enzimas e substâncias ácidas (HC1)é secretado para auxiliar quimicamente a digestão. Ele secreta também substâncias chamadas de muco, que. alem de lubrificar o bolo alimentar,protegem a mucosa da ação dos sucos digestivos e dificultam a aderência de parasitas que tentam atravessar a parede da mucosa.

Quando o alimento deixa o estômago,está em forma semilíquida chamada quimo. O quimo entra na primeira porção do intestino delgado (duodeno}. Nele desembocam os canais de duas glândulas digestivas,o fígado e o pâncreas. Esses canais despejam um novo suco digestivo,diferente do anterior,composto de bile e da secreção pancreática. Esse suco contém bicarbonato,que é alcalino,para diminuir a acidez do suco gástrico,e enzimas digestivas dos mais diversos tipos. Contem também, substâncias da bile que tornam as gorduras solúveis em agua.

O intestino delgado tem cerca 6 metros de comprimento,enrolando-se dentro do peritôneo.
Há três porções principais:
Duodeno (mede cerca de 30 cm de comprimento). Jejuno (mede cerca de 24 cm de comprimento) e íleo (mede cerca de 4m de comprimento. Termina na valvula ileo-cecal,é conectado ao intestino grosso e impede que os alimentos refluam para o intestino delgado.
No intestino delgado começa o processo de absorção,que é praticamente restrito a esse órgão. No intestino grosso só são absorvidos sais e água. O intestino grosso (cólon) tem 130 cm de comprimento. É dividido em varias seções: Ceco,cólon ascendente,Cólon transverso.Cólon descendente,Cólon sigmóide,Reto e Ânus.

Nenhuma enzima digestiva e secretada no cólon. O cólon é o lugar onde algumas vitaminas são absorvidas pela corrente sanguínea; os carboidratos mais complexos sofrem a ação de bactérias e grande parte de agua residual e absorvida através das paredes do intestino grosso,fazendo com que os resíduos fiquem mais sólidos. Dessa forma, o intestino grosso ajuda a manter o equilíbrio hídrico do organismo.
Os movimentos peristalticos continuam a impelir os resíduos através do intestino grosso ate que atinjam o reto. Quando os resíduos coletados no reto atingem uma determinada quantidade, são eliminados sob a forma de fezes através do ânus. Este processo e chamado defecação

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e respondidos em ate 48hs.
São mantidos aqueles que respeitam as regras do blog;


- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Pode deixar sua URL,use de preferência opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e falta de acato não são permitidos;

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP