Como funciona o sistema RH


>> quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O sistema Rhesus Ou RH


Entenda como funciona,com essa experiência abaixo.

Hemácia do macaco,Rliesus (Rh),quando injetadas em coelhos levam à produção de um anticorpo que se liga às hemácias de alguns indivíduos,que possuem um certo antígeno.
Esse anticorpo é chamado de anti-Rh e o antígeno é denominado Rh. O indivíduo que não possui este antígeno é dito Rh negativo e o que possui é dito Rh positivo.

A importância desse antígeno está na situação denominada Eritroblastose Fetal,onde a mãe gestante é Rh- e o feto Rh+. Se o sangue da mãe entra em contato com antígenos do sangue do filho no momento do parto, ela passará a possuir anticorpos anti-fator Rh. Caso ela engravide novamente e o feto for Rh+, ele terá as suas hemácias atacadas pelos anticorpos que a mãe produziu após a primeira gravidez,podendo vir a falecer logo após o nascimento, a não ser que todo o seu sangue seja trocado.

Assim, o sangue a ser transfundido em algum paciente,além de ser pareado pelos dois sistemas.ABO e Rh. deve também ser testado,pela possibilidade de outros cruzamentos,através de testes de reação cruzada.
Isso é feito misturando-se hemácias do doador com o soro do receptor e investigando se ocorre aglutinação (O anticorpo liga uma hemácia a outra)ou hemólise (o anticorpo lesa a membrana da hemácia provocando a sua ruptura) indicando a ocorrência reações cruzadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e respondidos em ate 48hs.
São mantidos aqueles que respeitam as regras do blog;


- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Pode deixar sua URL,use de preferência opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e falta de acato não são permitidos;

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP