O Sistema Circulatório


>> quarta-feira, 16 de setembro de 2009

E um sistema considerado de transporte. Ele leva nutriêntes e oxigênio e retira produtos residuais. Doenças que afetam qualquer parte desse sistema interferem com seu funcionamento em geral.



Estrutura e Função


Os órgãos do sistema circulatório são;


_coração (bomba central),
_vasos (artérias, veias, capilares),
_vasos linfáticos,
_gânglios linfáticos,
_baço e sangue.



* artérias - são tubos que transportam o sangue, a partir do coração, com altas concentrações de oxigênio e nutrientes para as células do corpo. Têm ramos para formar arteríolas com paredes mais finas.



* veias - são tubos que transportam sangue, para o coração, com concentrações menores de oxigênio, mais dióxido de carbono e mais produtos residuais.


* capilares - são tubos que conectam artérias e veias. São o local de troca de nutrientes, O2, CO2 e resíduos entre o sangue e as células.



* vasos linfáticos - tubos que transportam linfa ou fluido tissular para a corrente sanguínea. Um pouco desse fluido tissular retoma a corrente sanguínea através dos capilares. Urna parte e primeiramente drenada pelos vasos linfáticos, onde e chamado linfa e finalmente retoma a circulação geral e se torna novamente parte do sangue.


* Sangue - Um tecido conectivo feito de liquido (plasma e elementos celulares.


Sangue e suas concentrações

O sangue e um fluido vermelho composto de plasma e elementos celulares. O corpo contem de 4 a 6 litros de sangue.O plasma liquido representa 55% do sangue. O plasma e uma solução aquosa contendo:

- Anticorpos (gama-globulina) - elementos; químicos para lutar contra infecções

- Nutrientes - tais como glicose, aminoácidos. gorduras,

- Gases - tais como oxigênio e dióxido de carbono

- Produtos residuais - tais como uréia e creatinina
As células do sangue são produzidas na medula óssea e nos tecidos linfáticos. A medula óssea, o fígado e o baço destroem as células sanguíneas gastas.

- Glóbulos vermelhos - eritrócitos - transportam a maior parte do oxigénio e pequenas quantidades de dióxido de carbono.Há de 4 a 5 milhões de glóbulos vermelhos por milímetro cúbico (mm3).

- Glóbulos brancos - leucócito* - combatem infecções. Há de 7 a 8 mil leucócitos por milímetro cúbico (mm3) de sangue. Classificados em:

- granulados ;basófílo. neutróíllo. eosinófílo)
Agranulados; limfocito e monocito)

- Trombocitos - (Plaquetas) que não são células completas, mas apenas panes de celulas Elas vedam pequenos vazamentos nas paredes dos vasos sanguíneos e iniciam a coagulação do sangue. Há de 200 a 400 mil plaquetas por milímetro cúbico (mm3) de sangue.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são lidos e respondidos em ate 48hs.
São mantidos aqueles que respeitam as regras do blog;


- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
-Pode deixar sua URL,use de preferência opção OpenID;
- Ofensas pessoais, ameaças e falta de acato não são permitidos;

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP