Como fazer o calculo do gotejamento

>> quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Apesar de existirem as bombas infusoras que fazem tudo isso,ainda sim é muito importante conhecer esse calculo pois elas não estarão em todos os lugares. Antes de entender confira alguns valores abaixo.

_1 gota equivale a 3 microgotas

_1 Ml corresponde a 20 gotas e a 60 microgotas

_1 hora equivale a 60 minutos
   

Significado das siglas da formula 

G--->gotas por minuto
V--->volume total a ser infundido
T--->tempo total de infusão,OBS. se for menor que uma hora dever ser fracionado , ex 30 minutos fracione para 0,5 horas..
                                              

 1 Calculo. Descobrir gotas por minuto
                

                                                     Nº de gotas   =      Volume
                                                                            ____________
                                                                              Tempo X 3         
                             
Exemplo;se voce vai infundir 500ml de soro  em um periodo de 12 horas,vai precisar saber quantas gotas caira por minuto para regular o gotejamento,vamos a conta em baixo;

    N° de gotas       =           500
                                  __________                                                                                               
                                    12  X   3





    N° de gotas     =              500
                                      __________                                                                                                  
                                            36                         


                                                     N° de gotas = 13,8 gts por minuto
                                                     (arredonda para 14)
                                                                      


2 calculo. Descobrir tempo total de infusão,já sabendo numero de gotas e volume.. 


Vou usar o exemplo que a amiga do blog perguntou. Temos  500ml  SF a 0,9%  + 20ml  SGH a 50%  + 10ml NACL a 10%

500+20+10=530 que devera correr em X tempo a 50 gotas por minutos.


G=V/T.3
50=530/T.3
150T=530
T=530/150
T=3,53  (3hs e 32min)

O numero após a virgula é fracionado, não se esqueçam de converte-los para minutos no exemplo abaixo....

 60min________1h
X min_________0,53
X min=31,8 arredonda para 32

Resposta 3 horas e 32 minutos


3 Calculo.  Descobrir tempo total apenas com volume total mais ml hora......

Tenho 300ml de SF a o,9%, e sei que ira correr a 30 ml/h, qual será o tempo total da infusão..

Primeiro você tem de encontrar o valor de gotas por minuto..

30ml / 60 minutos =0,5ml
0,5 x 20 =10 gotas por minuto

Ai jogamos a formula..

G=V/T.3
10=300/t.3
30t=300
t=300/30
t=10 horas


Há outra forma também,converta tudo pra gotas e jogue na regra de três.

300 ml x 20= 6000 gotas
30ml/60 minutos =0,5ml
0,5x20 =10 gotas por minuto


O volume total a ser infundido será de 6000 gotas,e a quantidade de gotas por minuto será de 10.

1minuto.......10gotas
Xminuto.......6000
10=6000
X=600/10
X=600

Agora vamos transformar o 600minutos e horas..
600/60=10horas


Resposta; 10 horas

4 Calculo. Outro calculo para descobrir gotas por minutos                                                                                                                                                                                                                                                             Será infundido 100 de SF a 0,9% + 8ml de sulfato de magnesio a 50% em 30 minutos.Quantas gotas terei por minuto...

é simples só jogar na formula..

Primeiro fracione a hora; 30 minutos será 0,5 ai só montar na formula.

G=V/T.3
G=108/0,5.3
G=108/1,5
G=72

Resposta: 72 gotas por minito.. 

240 comentários:

Anônimo,  28 de maio de 2010 16:57  

olá, fiz um comentário e não obtive a resposta estou no aguardo!!!! obrigada....

Bety,  5 de junho de 2010 16:48  

Olá!!! me chamo Bety, e estava estudando esses cálculos e o resultado está errado, fiz a pergunta, + vc não me respondeu, me corrija! desde já agradeço.....um abraço!!!!

Rembrandt 7 de junho de 2010 11:39  

Anônimo, 28 de maio de 2010 16:57 desculpe o erro e a demora......você esta certíssima o resultado é 13,8 gts por minuto.......corrigido

Anônimo,  20 de agosto de 2010 13:46  

Sim!!! o resultado é de 13,8 gts/min mas com o arredondamento que é maior que 5 então automaticamente passará a ser 14 gts/min ...certo???

Anônimo,  25 de agosto de 2010 07:01  

SIM..É OQ ESTA LA..

Anônimo,  18 de setembro de 2010 09:39  

A colega precisa ficar mais atenta.Onde achou 72 de resultado?

Anônimo,  21 de setembro de 2010 10:28  

Olá!! Gostaria q me ajudasse a resolver a seguinte questão:Para administrar 1500ml de soro, em 24 horas, é necessário q o número de gotas por minuto seja de:
(a)7gts/min
(b)14gts/min
(c)28gts/min
(d)21gts/min

Estou tendo dificuldades em achar a resposta se puder me ajudar ficarei muito grata!!!

kaarolkaah 22 de setembro de 2010 11:43  

Respondendo a questão acima:

1500 ml 1500 ml
_________ = __________ => 20,8 (21 gts p/ min.)

24 x 3 72

Espero que tenha ajudado. ;D

Rembrandt 22 de setembro de 2010 14:23  

kaarolkaah obrigado pela sua contribuição.....

Vou só alinhar sua resposta

1500 ==>1500
------- = ------- => 20,8
24x3 ===> 72

(21 gts por minuto)

creditos kaarolkaah

Anônimo,  27 de outubro de 2010 10:01  

a resposta é de 21 gts/min.vai dar 20,83,,,,,,, mais vc aredonda para 21

Anônimo,  17 de novembro de 2010 20:10  

porque este 24x3?

Anônimo,  23 de novembro de 2010 03:32  

v.t=2.000=2.000=27,777... 3.t=3.24=72 deve ser infundida 28 macrogotas por minuto.

naiara evelyn 24 de novembro de 2010 19:05  

Faz mas exemplos?
pos estou precisando pra minha prova.Obrigada

Anônimo,  3 de dezembro de 2010 04:18  

não entra na minha cabeça esses calculos!!! sou péssima em matemática e isso tem me prejudicado nas seleções para empregos em hospitais particulares,pois sempre cai nas provas! bjussss

Anônimo,  10 de janeiro de 2011 14:51  

Me ajudem:

520 ml SG5%
69gts/mim
tempo total de gotejamento?

obrigada

Anônimo,  14 de janeiro de 2011 04:12  

deixa o soro correr aberto ouda pra ele bebe rsrsrsrs essa ai ta aeraada ne vc te ke verifica com o medico a prescrição!! eles tmb erram .....

Anônimo,  27 de janeiro de 2011 21:21  

Olá, gostaria que me ajudasse. Como faço o calculo para transformar soro fisiologico em glicofisiologico? Aguardo resposta... obrigada.

Anônimo,  21 de fevereiro de 2011 17:54  

obrigada com esses exemplos dos calculos consegui tirar minhas duvidas e aprender a fazer !!obrigadaaaaaa!!

Anônimo,  1 de março de 2011 11:34  

vc nao se vc nao souber a formula nao sai nada ,kkkkkkkkkk

aprendeu a formula do gotejamento

Anônimo,  2 de março de 2011 06:25  

Ótima explicação...
estou aprendendo bastante com essas explicações.
Graças a Deus!
Obrigada!

Anônimo,  4 de março de 2011 12:30  

mto bom! adoroo esses calculos!

Anônimo,  11 de março de 2011 06:41  

Olá ..
preciso de ajuda. pois sou péssimo na hora de dividir..
me ajudem por favor.

1000ml correr em 12/12hs

1000 1000 1000
---- = ---- = ----- = ???
t.3 12.3 36

Me ajudem por favor.
preciso saber dividir...

Dayana 13 de março de 2011 07:34  

queria que mi ajudasse a responder essa questao
o seguinte esquema de SF 0,09% 500ml * SGH 50% 20ml * KCL 10% * NACL 10% 10m, em equipo de gotas a 50 gotas/minutos,correrá em?

Anônimo,  19 de março de 2011 18:52  

olá, tenho dificuldade quando pedem o tempo que levará para correr a medicaçao. se puder me ajudar obrigado.

Shirlei Figueirêdo Vaz 25 de março de 2011 12:16  

Oi gostaria de saber como faço o cálculo para descobrir o tempo que o soro irá correr. volume de 400 ml 30 gts p/m e volume de 300 ml 30 gts p/m, se puder me ajudar agradeceria .

Anônimo,  26 de março de 2011 17:27  

mto obrigado!!!!!!pois não me lebrava mais como resolvia esse calculo.DEUS te ilunine!obrigada!!!!!!!

Shirlei Figueirêdo Vaz 30 de março de 2011 16:19  

Oi postei uma dúvida dia 25/03 e não recebi resposta. Estou no aguardo.

Anônimo,  30 de março de 2011 16:41  

desculpa pelo desabafo...
mas se uma pessoa tenta por aqui sua experiência em cálculos de medicamentos que é uma coisa importantíssima para quem esta começando ou porque tem dúvidas em relação ao assunto porque não levamos a serio se a pessoa que fica corrigindo que esta certo acho deveria estar dando aula.....

Rembrandt 2 de abril de 2011 02:48  

Anônimo;11 de março de 2011 06:41 a resposta e 28 gotas por minuto..

você que que corra 1000ml de 12/12hs. Vamos a formula.

G=V/T.3
G=1000/12.3
G=100/36
G=27,7

Arredonda pra 28 gotas por minutos...

Rembrandt 2 de abril de 2011 04:56  

Anônimo, 19 de março de 2011 18:52 É só jogar na formula

G=V/T.3

ALICE MARIA,  5 de abril de 2011 12:56  

Olá,amei as explicações pois faço a 1ano E 2 meses tec. de enf.estava me sentindo incapaz e insegura,pois o que escutava,era Lá você aprende.Nunca tive esclarecimento tão bom em cálculo.Nota 1000 obrigada por tudo que estou sentindo.

Shirlei Figueirêdo Vaz 6 de abril de 2011 22:31  

gostaria de saber como faço para descobrir o tempo que o soro ira correr se tenho volume de 300ml p/ correr a 30 ml/h

Rembrandt 7 de abril de 2011 11:45  

Shirlei Figueirêdo Vaz ..Primeiro voce tem de encontrar o valor de gotas por minuto..

30ml / 60 minutos =0,5ml
0,5 x 20 =10 gotas por minuto

Ai jogamos a formula..

G=V/T.3
10=300/t.3
30t=300
t=300/30
t=10 horas


Há outra forma também,converta tudo pra gotas e jogue na regra de três.

300 ml x 20= 6000 gotas por minuto

30ml/60 minutos =0,5ml
0,5x20 =10 gotas por minuto


O volume total a ser infundido será de 6000 gotas,e a quantidade de gotas por minuto será de 10.

1minuto.......10gotas
Xminuto.......6000
10=6000
X=600/10
X=600

Agora vamos transformar o 600minutos e horas..
600/60=10horas

Anônimo,  8 de abril de 2011 18:09  

o calculo anônimo esta correto deu 13.88888 ai é arredendodo pra 14

Anônimo,  11 de abril de 2011 19:47  

tenho 100ml de sg a 0,5%mais 8 ml de sulfato de magnesio a 50%para correr em 30', terei quantas gotas por min?

Rembrandt 13 de abril de 2011 05:54  

Anônimo, 11 de abril de 2011 19:47

tenho 100ml de sg a 0,5%mais 8 ml de sulfato de magnesio a 50%para correr em 30', terei quantas gotas por min?


é simples só jogar na formula..

Primeiro fracione a hora; 30 minutos será 0,5 ai só montar na formula.

G=V/T.3
G=108/0,5.3
G=108/1,5
G=72

Resposta: 72 gotas por minito..

as 1 de maio de 2011 16:11  

Respondam esta: Administrar 25mg de decadron E.V. A apresentação da medicação é Decadron 4% amp.de 5ml.Quantos ml será necessário para se atingir a dose prescrita?

Rembrandt 2 de maio de 2011 14:27  

as, Não compreendi sua pergunta 4% ou 4mg,se a ampola for de 5ml a 4% terá então em cada ampola 0,2g ou 200mg. De qualquer forma farei o calculo pra você.

Esta prescrito 25 mg..mas a ampola e tens ampola de "5ml a 4%" . Nesse caso vamos descobrir quanto tem em cada ampola. Sabendo que 100ml tem 4g,faremos a regra de tres.


100ml------4g
5ml--------X
X=5.4/100
X=0,2g ou 200mg

Vamos saber agora quantos mg tem cada ml.

5ml-------0,2
1ml-------X
X=1.0,2/5
X=0,04 ou 40mg


Sabemos que cada ml tem 40mg e precisamos de 25mg.

1ml-------40
X---------25
X=25.1/40
X=0,62ml


Você precisará de 0,62ml menos de 1ml.....

Anônimo,  16 de maio de 2011 04:28  

Me ajude..
Na administração de um volume de 250ml de um medicamento, a 30 gotas por minuto, foi gasto quanto tempo aproximadamente? O equipo está calibrado para 15 gotas = 1 ml.

Anônimo,  16 de maio de 2011 04:34  

Um equipo está calibrado para 30gotas por ml. Na administração de 250ml de soro glicosado durante um periodo de 2 horas, qual devera ser, aproximadamente a velocidade de fluxo desse soro?
a)30 g/mim
b)120 g/min
c)62 g/ min
d)7500 g/min

Anônimo,  16 de maio de 2011 06:31  

A QUESTAO DO DIA 7 DE ABRIL..N ENTENDI O CALCULO Q DIZ P TRANSFORMAR TUDO EM GOTAS..DE ONDE VEIO O 20???N TO ENTENDENDO..AJUDEM ..OBRIGADA

Rembrandt 17 de maio de 2011 07:05  

Um equipo está calibrado para 30gotas por ml. Na administração de 250ml de soro glicosado durante um período de 2 horas, qual devera ser, aproximadamente a velocidade de fluxo desse soro?

Tá um puco confuso sua pergunta mas acho que voce que gotas por minuto né......
Sua resposta será 42 gotas por minuto.

G=V/T.3
G=250/2.3
G=250/6
G=41,6

Rembrandt 17 de maio de 2011 07:09  

Anônimo, 16 de maio de 2011 06:31

A QUESTAO DO DIA 7 DE ABRIL..N ENTENDI O CALCULO Q DIZ P TRANSFORMAR TUDO EM GOTAS..DE ONDE VEIO O 20???N TO ENTENDENDO..AJUDEM ..OBRIGADA


20 e o equivalente em gotas 1ml,para transformar ml em gotas e só multiplicar por 20.......OK

Anônimo,  18 de maio de 2011 04:58  

Sua resposta 42 gotas por minuto, nao se encontra em nenhuma das alternativas..
Fiquei confusa agora!
Pois nem todos os calculos de gotejamento usam so essa formula (G=V/T.3)..
Mesmo assim obrigado por tentar.
16/05

Rembrandt 19 de maio de 2011 07:27  

De nada,caso conheça alguma formula nova compartilhe com a gente..........

Anônimo,  22 de maio de 2011 13:47  

olá pessoal comecei a fazer o curso a três meses e estou em calculo agora mas esta sendo muito difícil pra mim, acho que é porque nunca tinha visto antes,meu professor sabe muito mas não explica muito bem, mas não vou desistir!!!

Anônimo,  23 de maio de 2011 08:03  

Na administração de um volume de 250ml de um medicamento, a 30 gotas por minuto,foi gasto 8:33hs

G=V/T.3
30=250/T.3
30T=250
T=250/30 ---> o que vc fez com o 3?
T=8,33hs

Se o equipo estiver calibrado para 15 gotas vai dar 17:07hs.......

Acho que ficaria assim:
G=V/T.3
30=250/T.3
90T=250
T=250/90
T= 2,77 (3h e 17 min)
Caso seja 15g/min será em 5h55min

Anônimo,  31 de maio de 2011 07:40  

com o seguinte calculo: 20ml de SG a50% para administrar em 12h. Quantas gotas por minuto serão infundidas?
G-VT/T.3= 20/12.3=36 20/36=0,5 Gts por min

Quero saber se está correto ou não pode ter dado o resultado de 0,5 Gts/min??????
Por favor faça o calculo para mim estou precisando!!!

Rembrandt 1 de junho de 2011 04:51  

Tá correto seu calculo,só que para esta infusão é melhor utilizar bomba infusora,pois fica bem difícil calcular no equipo.

Fiz uma prova real do seu calculo....

Seu resultado sem arredondar deu 0.5555555555555556gts. Correto então vamos lá...

1 horas = 60 minutos

0,5555555555555556gts.60min=33.333333333333336gt
33.333333333333336gts.12hs = 400gts
400gts/20 = 20ml

Anônimo,  6 de junho de 2011 11:04  

olá poderia me ensinar arealizar esse cálculo. em um frasco de soro com 500ml quantas gotas existem

Rembrandt 6 de junho de 2011 12:08  

É só multiplicar 500x20.

Já que cada 1ml possui 20gts.

500.20=10000gts


1 frasco de 500ml de soro possui 10000gts

Anônimo,  7 de junho de 2011 07:01  

oi presciso de sua ajuda já tentei fazer esse calculo e n consegui me ajude.foi prescrito a um pacdiente 350ml de sf para correr em 25gotas por minuto.em quanto tempo aproximadamente,este soro será infundido no paciente.

Anônimo,  7 de junho de 2011 07:08  

bom dia voce é demais gostaria de ter um pouco da sua inteligencia qual o segredo.

Rembrandt 7 de junho de 2011 11:03  

Inteligente não,sou um cidadão igual a você...Obrigado pelo comentário........

Anônimo,  8 de junho de 2011 06:08  

bom dia prof fiz a questao do dia 7 eo resultado foi 4 horas e 40 minutos

Rembrandt 8 de junho de 2011 10:06  

Obrigado,Calculo já corrigido faltou converter os minutos.....

G=V/T.3
25=350/T.3
75T=350
T=350/75
4,66 (4h:40m)


60min_______1h
X min_______0,66
X=39,6min arredonda pra 40min ai fica 4hs,40min.....

Rembrandt 8 de junho de 2011 13:09  

Obrigado Anônimo,23 de maio de 2011 08:03 mas o resultado não e este.corrigi o calculo...

Na administração de um volume de 250ml de um medicamento, a 30 gotas por minuto,foi gasto 2h46min..e se estiver calibrado para 15 gotas por minuto será 4h84min..

G=V/T.3
30=250/T.3
90T=250
T=250/90
T= 2,77 (2h e 46 min)

60min__________1h
X min__________0,77
X min=46,2 arredonda pra 46 minutos

Resultado final 2hs 46min........

Anônimo,  15 de junho de 2011 15:07  

Sei que 1 ml=20 gotas, mas quando está calibrado para 15 gotas, ou para 30 gotas, como faço?

Polly 16 de junho de 2011 13:27  

Nossa muito bom gente,as pessoas sempre tem varias duvidas não tem jeito,e eu não sou diferente..rs estou aki aprendendo tbm.

Anônimo,  3 de julho de 2011 08:30  

Oi, bom dia, gostaría de saber o calculo de soro, a quantidade quer devo correr em 24h á 7 gts/min. Obrigado pela ajuda.

Anônimo,  5 de julho de 2011 03:41  

Oi bom dia, por favor responde a minha pergunta vou fazer uma prova amanhâ e preciso dessa resposta, muito obrigado.

Rembrandt 6 de julho de 2011 11:07  

quantidade que deve correr em 24h á 7 gts/min

R: 504 ml

G=V/T.3
7=V/24.3
7=V/72
V=7.72
V=504

Anônimo,  6 de julho de 2011 16:59  

Muito obrigado.

Jôsy Vieira 11 de julho de 2011 18:23  

ADOREI ESSE ESPAÇO...VCS ESTÃO ME AJUDANDO MUITOOO!!! TBÉM GOSTEI DO TÍTULO: DIÁRIO DE UM ENFERMEIRO,ACHEI MUITO ORIGINAL E CLÁSSICO! vALEU...CHÊROS ILUMINADOS PRA VCS...

Anônimo,  13 de julho de 2011 16:26  

quantas gotas por minuto devera correr um soro de 250ml para terminar em 6 horas me ajude a fazer esse calculo

Rembrandt 15 de julho de 2011 04:27  

250ml em 6hs será 14 gotas por minuto..

G=V/T.3
G=250/6.3
G=250/18
G=13,8 arredonda pra 14 gotas por minuto

Anônimo,  17 de julho de 2011 11:55  

Aninima gostaria de saber qd se usa o 20 e 60 em calculos e minutos. Brigadu....

Anônimo,  26 de julho de 2011 05:54  

preciso de ajuda neste axercicio:
Prescrição médica:solução de bicarbonato de sódio a 3% 120ml para correr 30ml por hora.
Calcular numero de horas que irá correr.
calcular nr microgotas por minuto

Anônimo,  3 de agosto de 2011 06:20  

OLA NÃO LEMBRO COMO FAZ O CALCULO DAS MICROGPTAS SEI QUE AS MACRO E DIVIDIDO POR 3 EX.gts=v:3xt.

Anônimo,  4 de agosto de 2011 14:43  

POR FAVOR ME TIR UMA DUVIDA QUAL A FORMULA DAS MICROGOTAS.

Rembrandt 6 de agosto de 2011 04:15  

solução de bicarbonato de sódio a 3% 120ml para correr 30ml por hora.
Calcular numero de horas que irá correr.
calcular n° micro gotas por minuto..

Gotas
G=V/T.3
G=30/1.3
G=30/3
G=10 gotas por minutos

Micro gotas
MG=V/T
30/1
MG=30 micro gostas

120/3 = 4horas


120ml de solução de bicarbonato de sódio a 3% correrá a 10 gotas por minuto ou 30 micro gotas por minuto durante 4 horas.....

Rembrandt 6 de agosto de 2011 04:24  

OLA NÃO LEMBRO COMO FAZ O CALCULO DAS micro gotas SEI QUE AS MACRO E DIVIDIDO POR 3 ..

Sim ou você pode fazer direto é só jogar na formula..EX


Formula de gotas...1000ml em 24hs

G=V/T.3
G=1000/24.3
G=1000/72
G=13,8 gotas

Formula em micro gotas 1000ml em 24hs

MG=V/T
MG=1000/24
MG=41,66 micro gotas

Mas você também pode fazer o calculo de gotas e multiplicar por três que da a mesma coisa ..

Rembrandt 6 de agosto de 2011 04:24  

POR FAVOR ME TIR UMA DUVIDA QUAL A FORMULA DAS MICROGOTAS.


MG=V/T

Anônimo,  19 de agosto de 2011 06:59  

FIQUEI COM DÚVIDA NESSA QUESTÃO: SF 0,45% - 800 ml para correr em 8 horas. Na unidade você dispõe de frascos de água destilada de 1000 ml e ampolas de Solução de Cloreto de Sódio 20%. Obrigada!!!

Anônimo,  19 de agosto de 2011 07:16  

Foi prescrito para uma criança 114ml de concentrado de hemácias para ser infundido a 6 gts/min nos primeiros 30 min.Após esse período, sabendo-se que a infusão não poderá exceder 4h, quanto deverá ser o gotejamento para ocorrer a infusão total do concentrado de hemácias?

carla,  19 de agosto de 2011 19:30  

não consigo fazer esse calculo pode responder
prescritos 500 ml de sf, endovenosa, 20gts/min. quantos ml serão administrado. qual será o calculo

Anônimo,  22 de agosto de 2011 18:01  

A QUESTAO DO DIA 7 DE ABRIL..N ENTENDI O CALCULO PQ DE ONDE VEIO O 20???N TO ENTENDENDO..AJUDEM ..OBRIGADA

Anônimo,  22 de agosto de 2011 18:07  

Me ajude com essa questão por favor:

Foi prescrito solução de 20ml de noradrenalina+80ml de SG a 5% em infusão contínua em bomba infusora. Foi solicitado que iniciasse com 0,3mcg/k/min. Como estará programada a bomba infusora em relação ao ml/h?
(peso paciente=80kg / Solução padrão=200mcg em 1 ml de solução)
Por favor me ajudem! Não sei fazer esse cálculo, a resposta é 8ml/h. Como chego a essa resposta?

Anônimo,  22 de agosto de 2011 18:18  

Já entendi da onde vem os 20! 1ml = 20 gotas. Não tinha visto a resposta do dia 17 de maio. Valeu!!!

Rembrandt 25 de agosto de 2011 12:10  

FIQUEI COM DÚVIDA NESSA QUESTÃO: SF 0,45% - 800 ml para correr em 8 horas. Na unidade você dispõe de frascos de água destilada de 1000 ml e ampolas de Solução de Cloreto de Sódio 20%. Obrigada!!!

Voce quer transformar água destilada em SF a 0.45%....Certo



Primeiro tens que saber quantas gramas de NaCl terá em 800ml NaCl..

100--------0,45
800--------X
X=800.0.45/100
X=3,6g

Cada frasco de 800ml de SF a 0.45 terá 3,6 gramas de NaCl,certo. Agora vamos descobrir quanto há em cada ampola de NaCl de 10ml a 20%.


100ml-----------20g
10ml------------X
X=10.20/100
X=2g

cada ampola de NaCl de 10ml a 20% contém 2 gramas de cloreto de sódio,então agora e só acrescentar o cloreto.

Se cada ampola tem 2g e precisamos de 3,6g, é só fazer o calculo.
1ampola---------2g
X ampola---------3,6g

X=3,6.1/2=1,8

Terá que colocar 1.8 ampolas de NaCl

Ou seja 18 ml de NaCl

Rembrandt 25 de agosto de 2011 12:23  

não consigo fazer esse calculo pode responder
prescritos 500 ml de sf, endovenosa, 20gts/min. quantos ml serão administrado. qual será o calculo

G=V/T.3
20=500/T.3
60T=500
T=500/60
T=8.33 (T=8hs 20min)

Anônimo,  1 de setembro de 2011 14:06  

Rembrandt, preciso da sua ajuda na seguinte questão:

Foi prescrito solução de 20ml de noradrenalina+80ml de SG a 5% em infusão contínua em bomba infusora. Foi solicitado que iniciasse com 0,3mcg/k/min. Como estará programada a bomba infusora em relação ao ml/h?
(peso paciente=80kg / Solução padrão=200mcg em 1 ml de solução)
Isso foi uma questão de prova e não sei fazer.
A resposta do gabarito é 8ml/h.
Não consigo entender como chegaram a essa resposta?
Pode me ajudar?
Obrigada.
Andréa

Anônimo,  5 de setembro de 2011 07:03  

oi, eu faço enfermagem, e ao fazer o calculo de gotejamento e o resultado for: 38,856 gts/min o resultado final será: 38,9 ou 38,86; então fiquei meia confusa!
Isso depende do local de trabalho onde é feito o calculo?

Rembrandt 8 de setembro de 2011 04:58  

5 de setembro de 2011 07:03

arredonda pra 39 gts por minuto.....

Mônica 13 de setembro de 2011 07:40  

Olá!
Gostaria de agradecer toda a ajuda q nos tem prestado, eu tenho muitas dúvidas e estou conseguindo solucioná-las. Vou prestar concurso e estou há mais de 15 anos fora da área hospitalar, realmente minha dificuldade é muita e o seu trabalho está sendo muito importante pra meus estudos. Mais um vez meu obrigado e continuo contando com sua ajuda!

Anônimo,  1 de outubro de 2011 17:11  

ola preciso de ajuda?
numa prescrição 1000ml S.G,mas 500ml S.F a 25 gts por minutos.o periodo de infusão é de: quantas horas?

Anônimo,  12 de outubro de 2011 19:42  

gostaria de sabe 600ml sgf em 20minuntos quantas gota por minuntos me ajude por favo

Louise,  21 de outubro de 2011 13:12  

Poderiam me ajudar? Foram prescritos pelo médico, a um determinado paciente 2,0ml de KCL 15%. Na unidade de saúde havia apenas ampolas de 10,0ml de KCL na concentração de 2,4mEq/ml. Considerando para efeitos de cálculo que 1g de KCL em mEq é 13, o Técnico de enfermagem deverá aspirar da ampola de KCL a 2,4mEq/ml um total aproximado de:

a)0,8ml
b)1,6ml
c)2,4ml
d)3,2ml
e)4,0ml

Já tirei muitas dúvidas até aqui.... Poderiam me ajudar nesta
Obrigadaaaa

Nathália Cristina,  24 de outubro de 2011 18:21  

Poderiam me ajudar? [2]
Foram prescritos pelo médico, a um determinado paciente 2,0ml de KCL 15%. Na unidade de saúde havia apenas ampolas de 10,0ml de KCL na concentração de 2,4mEq/ml. Considerando para efeitos de cálculo que 1g de KCL em mEq é 13, o Técnico de enfermagem deverá aspirar da ampola de KCL a 2,4mEq/ml um total aproximado de:

agr já somos duas, quem sabe num respondam a gente né Louise.

Anônimo,  25 de outubro de 2011 09:31  

Gostaria de saber se eu posso usar regra de três também para regras de gotejamento e microgotas? Porque eu converto tudo primeiro faço a conta e depois faço cálculo de microgotas.
EX;Quantas microgotas deverão pingar para que uma solução de 240ml permaneça por 12 horas?
240= 4800gts
12= 720 min

4800-----720min
x------1
720.x=4800.1
x= 4800gts/720min
x= 6,6 gts/min x 3 de microgotas
x=19,8 com arredondamento vai para
20 microgotas por minuto
-------------------------------------------
Isso acima não é o mesmo de

240ml
-----
12hx3

240ml/36h
6,6 x 3 da microgotas
=19,8 com arredondamento é igual a 20 microgotas por minuto

ME ESCLAREÇA ESSA DÚVIDA COM URGÊNCIA!

MARIZA,  6 de novembro de 2011 18:14  

tudo isso pra mim ta sendo bicho de 1000 cabeças ,nao consigo entender nada ,,,estou terminando o 2 periodo mas estou tentando antecipar um pouco sera que existe um jeito ou explicaçao mais faciL ...SE HOUVER ME AJUDEM PELO AMOR DE DEUS ,,,OBRIGADA AMIGOS

Anônimo,  11 de novembro de 2011 09:08  

ola.. meu nome e jhuly,estou estudando calculo do gotejamento e esses cálculos acima me ajudou a esclarecer algumas duvidas que eu tinha.
waleuu...

Anônimo,  15 de novembro de 2011 15:44  

SOCORRO POR FAVOR QUERO A FORMULA DA BOMBA DE INFUSÃO POR EXEMPLO O MEDICO PEDIU PARA COLOCAR 100ML DE SORO FISIOLOGICO PARA CORRER EM 2 HORAS EM BOMBA DE INFUSÃO QUANTOS ML/H VAI SER INFUDIDO
QUERO A FORMULA PARA EU ENTENDER
mande para meu e mail diere2009@hotmail.com

Anônimo,  19 de novembro de 2011 06:26  

E prescrito 17gotas de fenobarbital.E correto fazer esse calculo? 0,05x17=0.85 E correto eu ministrar esse valor,tera 17 gotas 0.85ml?

Anônimo,  21 de novembro de 2011 15:24  

Foram prescritos 1.000ml de SG5% 20gotas/min. Em quantas horas o soro será administrado?

Anônimo,  23 de novembro de 2011 14:42  

Por favor, me expliquem como fazer:

Um médico prescreveu 1000 ml de SF e 500 ml de SG para paciente.Considerando que todas as etapas deverão ser infundidas em 20 horas,o número de gotas que deve fluir por minuto é?

Anônimo,  26 de novembro de 2011 08:58  

a prescrição é de 900/ml de soro (equipo padrão=20 gotas/ml)em 6horas. qual deve ser o ritmo de fluxo?

pode me ajudar por favor?

Anônimo,  26 de novembro de 2011 09:54  

COMO RESOLVER :FOI PRESCRITO A UM PACIENTE , 2,0ml de KCI 15% SO que possuo ampolas de 10,0ml de KCI na concentração 2,4mEg/ml.Cosiderande que 1g de KCI em mEq é 13. Quanto devo aspirar da ampola de 2,4mEq/ml aproximadamente?
Por favor me ajude

Anônimo,  26 de novembro de 2011 18:48  

Usa-se o seguinte cálculo:
VT
____________
nº hora X 3
Obs: volume total sobre número de horas X (vezes 3 (três).
Teremos:
1500/24X3
1500/72
= 20.8333333
= 21 gts/min.
Entendeu?

Anônimo,  29 de novembro de 2011 16:49  

gostaria do passo a passo da segunte questao.

PRESCRITO 1000ML DE SF A 0,9 %, a 20gts por min. Quantos ML serão administrado por hora?

Anônimo,  2 de dezembro de 2011 06:13  

No rótulo de uma ampola de 2 mL consta que há 0,4% de um determinado medicamento. Se o enfermeiro aplicar 1/4 dessa ampola, o cliente receberá:
2,0 mg do medicamento
por favor como chego a este resultado, me ajude m com o calculo.
obrigada

Anônimo,  7 de dezembro de 2011 08:28  

esse blog é maravilhoso!!!!!!!me esclareceu n dúvidass!!! obg!!!

Anônimo,  9 de dezembro de 2011 05:05  

20ml /h em bomba de infusão quanto tempo vai levar prara correr 250ml de sf9%

Anônimo,  9 de dezembro de 2011 06:00  

Gostaria de saber a resposta,me chamo Jordana.
Prescrito 11000UI de heparina ,porém o fraco-amplola contem 5ml de 5000UI.Quanto ml teri que aspirar?
a)2,0
b)2,1
c)2,2
d)2,3
e)2,4
Aguardo!obrigada!!

Anônimo,  9 de dezembro de 2011 17:22  

Me ajude a resolver o seguinte problema, por favor.250/ML de SR.60/ML correr em 1 hora.Quantas gotas por minuto?Não consegui resolver fico no aguardo.
maristeladiasdemorais@yahoo.com

Anônimo,  9 de dezembro de 2011 19:28  

explique como resolver este calculo:Quanto deverá ser transportado no balanço hídrico para outro turno de trabalho (às 19h), de uma etapa de hidratação venosa com 560ml(glicose a 5% 500ml+NaCl a 20% 60ml), que teve início às 14h e está sendo infundida a 60ml/h?

Anônimo,  18 de dezembro de 2011 08:10  

gostaria que me ajudassem em um calculo

a velocidade de infusao de uma soluçao é de 30 gts/min e o volume total de 900 ml o tempo para o termino da infusao sera???

tatiane 19 de dezembro de 2011 06:32  

Ola trabalho na UTI e como vc deve saber os calculos de gotejamento e bem rigoroso. Essa semana uma medica m pediu q infudisse 2000ml de SRO para as 24hs, entao pela logica e de acordo com os calculos da teoria teria que correr 28gts/min mas como la nosso balanco e de 2 em 2hs esse calculo ainda e multiplicado por 2 entao ficaria 56gts/min.ok?! ate ai tudo bem mas de acordo com o calculo da bomba de infusao esse calculo daria 83gts/min entao multiplicando por 2hs daria:166ml/h. Bom qual a minha duvida????? quero saber pq os calculos da bomba e diferente do calculo basico: G=V/T3?? Por que esses calculos nao se batem ou seja nao sao iguais se a finalidade e a mesma?????tatianefonseca.000@gmail.com

alessandra,  23 de janeiro de 2012 08:02  

o terceiro calculo eu ñ entendi, para encontrar o valor de gts por minuto, aonde saiu o numero 20 que multiplicada por 0,5

Anônimo,  6 de fevereiro de 2012 07:49  

Olá, gostaria que me respondessem a seguinte questão, pois estou em dúvida:

Foi prescrito 500 ml de solução fisiológica a 4,5%, com gotejamento 42 gts/min. Só temos na unidade 500 ml de SF0,9% mais água destilada. Calcule quanto de soro será dado ao paciente, e qual a vazão em ml/h.

Obrigada eaguardo a resposta.

Anônimo,  12 de fevereiro de 2012 05:24  

Temos 400ml de sg a 5%,200ml de sf e 4ml de kcl 19,1%,administramos um periodo de 12horas.me responda por favor pbrigado.

Anônimo,  21 de fevereiro de 2012 12:57  

olà gostei muito deste blog quero mais exercicio para aprender mais.

Anônimo,  25 de fevereiro de 2012 07:58  

UM EQUIPO ESTA CALIBRADO PARA 30GTS/MIN NA ADM DE 250 ML DE SG DURANTE UM PERIODO DE 2 HS, QUAL DEVERA SER APROXIMADAMENTE VELOCIDADE DE FLUXO DESSE SORO?

3o gts/min
120 gts/min
62 gts/min
75oo gts/min

RESPOSTA É:

7500 GTS/MIN

PQ:

30GTS----------1ML
X ----------250ML

X=30*250= 7500 MINUTO

EU ACREDITO QUE É ISSO A COLEGA NAO TINHA ENTENDIDO, SEGUE ESTE RECIOCINIO.

Anônimo,  26 de fevereiro de 2012 17:34  

por favor, foram prescritos 500 ml de SF a 0,9%, endovenosa, 20 gotas/min. Quantos ml serão administrados por hora?

Anônimo,  28 de fevereiro de 2012 18:05  

aprescrição 500ml soro fisiologico 10ml de plasil 10de dipirona em 2 horas qual o gotejamento desta solução em macrogotas e microgotas

Anônimo,  29 de fevereiro de 2012 12:08  

Pode me ajudar qual numero de gotas e ml hora de uma solução de 480 ml para correr em 8 horas?

Anônimo,  7 de março de 2012 19:06  

olá estou com uma duvida...
PRESCRITO 500 ML DE SORO + 1 AMPOLA DE COMPLEXO B PARA CORRER 8/8 HRS ,QTAS GOTAS POR MIN?

NESTE CASO ESSA AMPOLA FAZ DIFERENÇA NO CAUCULO?

Anônimo,  10 de março de 2012 16:48  

olá gostaria muito de saber como faço para resolver esta questão:
Uma solução de 800 ml de soro fisiológico a 0,9% foi programada para ser infundida com fluxo de 67 ml por hora. Para a infusão total dessa solução,será necessário um período,em horas, de?

desde já agradeço

Anônimo,  16 de março de 2012 14:17  

OI ME AJUDA A RESOLVER ????????????



UM MEDICAMENTO TEM 750 MG. O MÉDICO PRESCREVE APLICAR 150 MG IM. QUE QUANTIDADE DE DILUENTE DEVE SER USADO PARA A SOLUÇÃO ? QUANTOS ML DESTA SOLUÇÃO DEVE SER APLICADO PARA ADMINISTRAR 150 MG ?

UM MEDICAMENTO TEM 2 GRAMAS POR FRASCO. O MÉDICO PRESCREVE APLICAR 550 MG POR VIA IM. QUE QUANTIDADE DE DILUENTE DEVE SER USADO PARA FAZER A SOLUÇÃO ?
QUANTOS MLS DA SOLUÇÃO DEVE SER APLICADO PARA ADMINISTRAR 450 MG ?

UM MEDICAMENTO DE 60 MG VEM DISSOLVIDO EM 2 ML DE AGUA DESTILADA. SE FOR DILUIDO ESSE PRODUTO COM 8 ML DE AGUA DESTILADA PARA FAZER 24 MG DESTA SOLUÇÃO. QUANTOS MLS DEVE SER ADMINISTRADO ?


UM MEDICAMENTO TEM 4.000.000 UNIDADES. A PRESCRIÇÃO É DE 2.500.000 UNIDADES POR VIA IV, EM QUANTO DEVE SER DILUIDO O PRODUTO ? QUANTO DEVE SER INJETADO NO PACIENTE ?

AGRADEÇO PELA AJUDA

Anônimo,  16 de março de 2012 17:12  

PARA: Anônimo, 26 de fevereiro de 2012 17:34 por favor, foram prescritos 500 ml de SF a 0,9%, endovenosa, 20 gotas/min. Quantos ml serão administrados por hora?

1 ml = 20 gotas, logo, 20 gotas/min equivale a 1 ml/ minuto

1 ml --- 1 minuto
x -- 60 minutos
x= 1 . 60 / 1
x= 60 ml

Resposta: 60 ml serão administrados por hora,e se você quiser saber quanto tempo levará a medicação de 500 ml, só é fazer:

60 ml ---- 60 minutos
500 ml ---- x
x= 500 . 60 / 60
x= 500 minutos

1 hora --- 60 minutos
x -------- 500 minutos
x= 500 / 60
x= 8,3 horas

Anônimo,  16 de março de 2012 17:25  

PARA: Anônimo, 2 de dezembro de 2011 06:13
No rótulo de uma ampola de 2 mL consta que há 0,4% de um determinado medicamento. Se o enfermeiro aplicar 1/4 dessa ampola, o cliente receberá:
2,0 mg do medicamento
por favor como chego a este resultado, me ajude m com o calculo.
obrigada

Primeiro você calcula 0,4% de 2 ml
0,4/100 . 2
= 0,008 g, que equivale a = 8 mg

Se aplicar 1/4 de 8 mg vai ficar:
1/4 . 8= 8/4 = 2 mg

Anônimo,  20 de março de 2012 06:27  

Foi prescrito a um paciente 1,5 litro de Soro Fisiológico para correr à velocidade de 25 gotas por minuto.
Logo, o tempo que o paciente receberá o soro será de.como resolvela

Anônimo,  20 de março de 2012 12:01  

Foi prescrito para adiministrar a um paciente 2.000.000 UI de pelicilina cristalina EV, 4/4 horas, a um paciente internado com diagnóstico de leptospirose. o frasco/ampola comtém5.000.000 unidades de antibiotico e foi diluido em 8ml(mililitros)de agua destilada. desta soluçãofinal,2.000.000 UI correspondem:

Anônimo,  20 de março de 2012 13:59  

PARA: Foi prescrito a um paciente 1,5 litro de Soro Fisiológico para correr à velocidade de 25 gotas por minuto.
Logo, o tempo que o paciente receberá o soro será de.como resolvela

RESPOSTA: 1ª passo é transformar L em ml, depois só é aplicar a fórmula de gotejamento...

1 l ---- 1000 ml
1,5 l --- x
x= 1,5 . 1000 / 1
x= 1500 ml

G=V/T.3
25= 1500/3 T
75 T=1500
T= 1500/75
T= 20 horas
TEMPO TOTAL= 20 horas
Só por curiosidade, se você quiser descobrir o número de gotejamento com 20 horas, vai dá 25 gts/minuto, que é dado na questão :)

Anônimo,  20 de março de 2012 14:15  

PARA: Foi prescrito para administrar a um paciente 2.000.000 UI de pelicilina cristalina EV, 4/4 horas, a um paciente internado com diagnóstico de leptospirose. o frasco/ampola comtém5.000.000 unidades de antibiotico e foi diluido em 8ml(mililitros)de agua destilada. desta soluçãofinal,2.000.000 UI correspondem:

RESPOSTA:
5000000 UI ---- 8 ml
2000000 UI ---- x
x= 2000000 . 8/ 5000000
x= 3,2 ml
Logo, devemos utilizar 3,2 desta solução diluída.
Só uma dúvida,tem certeza que o problema pede p diluir p/ 8ml? pq geralmente penicilina dilui p/ 10 ml, sendo 8ml de AD + 2 ml dp pó, que dá 10 ml.

Anônimo,  20 de março de 2012 14:26  

Reformulando o meu comentário acima, a penicilina deve ser diluída em 8 ml, mas como já contém 2 ml no frasco, então fazemos o cálculo diluindo p/ 10 :)

francisco,  20 de março de 2012 19:29  

Ola amigo, pesquisando sobre calculos de gotejamento encontrei estes resultados, tenho muita dificuldades em calculo em medicação, será que está no seu alcanse em me ajudar. Minha deficiência em calculos é o nervosismo, ai embaraça tudo, me da uma mãozinha se puder... no aguardo

Anônimo,  1 de abril de 2012 07:35  

adorei sua explicação,aprendi mto, olha que faz mto tempo que tentava entender,sou mto grata!

antonia lima,  4 de abril de 2012 06:25  

qual a formula de de ml/h em bic]
ex: o medico prescreveu 3500 ml de soro fissiologico para corre nas 24 hora, qual a formula devo usa-la

Anônimo,  4 de abril de 2012 19:35  

PARA: qual a formula de de ml/h em bic]
ex: o medico prescreveu 3500 ml de soro fissiologico para corre nas 24 hora, qual a formula devo usa-la

RESPOSTA:
A fórmula que vc vai usar é a de gotejamento, vc vai calcular assim:
Gotas/minuto = V(ml) / T x 3
Gotas/minuto = 3500 / 24 x 3
Gotas/minuto = 3500 / 72 = 48,6 ≈ 49 gotas por minuto

Se vc quiser saber quanto ele vai tomar em 1 hora, é só fazer uma regrinha de três simples. Se no problema diz que 3500 ml é para tomar em 24 horas, qto ele vai tomar em 1 hora? faz assim:
3500 ml ---- 24 horas
x ml ---- 1 hora
x = 3500 . 1 / 24
x = 145,83 ml/h ≈ 146 ml/h
PS. Se vc usar esse valor (146 ml/h) na fórmula de gotejamento, vc vai descobrir que vai dar 49 gotas por minuto também. Então, qdo vc ver isso numa prescrição, o cálculo q vc deve fazer é o de gotejamento e não o de ml/h...

;)

Anônimo,  4 de abril de 2012 22:04  

Olá , bom diia !

Tenho q resolver esse exercício, vc pode me ajudar ?!!

Paciente com HV em curso em MSO infundido 500ml SF prescrito para correr em um período de 6h, após 2h e 30mim a terapia HV foi interrompida responda: Quantos ml o paciente recebeu e quantos ml restou ?

Anônimo,  5 de abril de 2012 18:38  

Olá , bom diia !

Tenho q resolver esse exercício, vc pode me ajudar ?!!

Paciente com HV em curso em MSO infundido 500ml SF prescrito para correr em um período de 6h, após 2h e 30mim a terapia HV foi interrompida responda: Quantos ml o paciente recebeu e quantos ml restou ?

RESPOSTA:

Sempre devemos igualar o tempo antes de fazer o cálculo final, não podemos calcular hora com minuto juntos, ou calculamos tudo hora, ou tudo minuto.

Vamos descobrir quanto ele tomou em 2h e 30 minutos:
Se 1 hora = 60 minutos, quantas horas será 30 minutos?
1 hora ---- 60 minutos
x ---- 30 minutos
x= 30 / 60 = 0,5 hora
Logo, 2 horas e 30 minutos equivale a 2,5 horas

O paciente já tomou:
500 ml ---- 6 horas
x ml ---- 2,5 h
x= 208,3 ml ≈ 208 ml (quantidade que o paciente tomou)

Se ele tomou 208 ml, só é diminuir p/ saber quanto restou:
500 ml - 208,3 ml = 291,7 ≈ 292 ml

:)

Anônimo,  5 de abril de 2012 18:45  

PARA: Francisco, 20 de março de 2012 19:29
Ola amigo, pesquisando sobre calculos de gotejamento encontrei estes resultados, tenho muita dificuldades em calculo em medicação, será que está no seu alcanse em me ajudar. Minha deficiência em calculos é o nervosismo, ai embaraça tudo, me da uma mãozinha se puder... no aguardo

RESPOSTA:
Olá Francisco! Se vc tem dificuldade em cálculo meu conselho é estudo com muito treino, tem que se feito com muita calma, n precisa de nervosismo, isso atrapalha e pode te dar um resultado errado, o que prejudicará o paciente. Tente pegar alguns cálculos em casa e resolver com calma, é preciso ter em mente as fórmulas também...é bem tranquilo, sabendo matemática e as fórmulas, é só questão de interpretação... ;)

Anônimo,  5 de abril de 2012 21:01  

Obg me ajudou muiiito !

Mais me tira uma duvida, pra encontrar o valor de x vc multiplicou 500 por 2,05 e x por 6, ou seja, uma regra de três,certo ??

o resultado que eu achei foi o seguinte:
multiplicando o 500 por 2,05 encontrei 1025, que ficou assim.

6x = 1025
x = 1025/6 = 170,8 que é igual 171.

Anônimo,  5 de abril de 2012 21:08  

Ignore meu comentario ja encontrei meu erro !!

Maior falta de atenção minha !!!

o número é 2,5 estou colocando 2,05 !!

MIL desculpas !

Anônimo,  9 de abril de 2012 15:21  

Rsrs...é isso mesmo, essa questão é só saber interpretar e fazer uma regrinha de três simples. E sempre igualar o tempo e medidas antes de fazer qualquer cálculo...tem q ter atenção msm, pq uma vírgula ou um 0 fora do lugar atrapalha tudo ;)

Qualquer coisa tô aqui :)

Anônimo,  12 de abril de 2012 08:37  

tenho duvidas, caucule quantos gramas de cloreto de sódio há em uma prescrição com 4 etapas de sf 0,9% em 24h. não entende como se respode essa questão.

Anônimo,  13 de abril de 2012 19:45  

PARA:
tenho duvidas, caucule quantos gramas de cloreto de sódio há em uma prescrição com 4 etapas de sf 0,9% em 24h. não entende como se respode essa questão.

RESPOSTA:
Sabemos que em 0,9% de NaCl temos 0,9 g de soluto (parte sólida) e 100 ml de solvente (parte líquida). Já que na questão não dá o ml, deveremos saber (padrão) que cada invólucro(saquinho do soro) da solução é de 500 ml, como na questão diz que são 4 etapas, então faremos o cálculo multiplicando 4 por 500, que é 2000ml.

Se:
0,9 g ---- 100 ml
x g ---- 2000 ml
x = 2000 x 0,9 / 100
x = 1800 / 100
x = 18 g de NaCl
Logo, temos 18g de NaCl em uma prescrição de 4 etapas de SF 0,9%, ou seja, em 2000 ml de solvente.

Entendeu? é bem tranquilo, o problema é a interpretação ;)

Anônimo,  14 de abril de 2012 09:19  

ola poderia me ajudar a fazer essa conta?
qual sera o tempo de infusao de 250ml de soro prescrito com o gotejamento de 25gotas/minuto?

Anônimo,  14 de abril de 2012 10:19  

PARA:
ola poderia me ajudar a fazer essa conta?
qual sera o tempo de infusao de 250ml de soro prescrito com o gotejamento de 25gotas/minuto?

RESPOSTA:
Só é vocÊ usar a fórmula simples de gotejamento:

Gotas/minuto = V / T x 3
25 = 250 / T x 3
25 . 3T = 250
75T = 250
T = 250/75
T = 3,33 h

Já que deu número quebrado, devemos transformar o número após a vírgula em minutos:

1 h ---- 60 minutos
0,33 h ---- x minutos
x = 0,33 . 60 / 1
x = 19,8 ≈ 20 minutos

Resposta final: T = 3 horas e 20 minutos

Anônimo,  17 de abril de 2012 19:49  

olá gostaria de saber como fazer calculos de gotejamento de soro e tempo e volume.. saber como fazer há divisão ...

Anônimo,  17 de abril de 2012 19:49  

olá gostaria de saber como fazer calculos de gotejamento de soro e tempo e volume.. saber como fazer há divisão ...

Anônimo,  18 de abril de 2012 08:01  

gostei muito das explicaçoes só preciso nde mais exercicio mais chegarei la

Anônimo,  23 de abril de 2012 21:22  

Olá, vc poderia me ajudar a resolver esse calculo??

Foi precrito 500ml de SG a 5% com 3g de oxasiliano correndo a 83 gts/mim, após 45 mim o soro foi interrompido. Quantas gramas de medicação o paciente chegou a receber?

Anônimo,  26 de abril de 2012 08:27  

Olá, os cálculos acima referen-se a MACROGOTAS.e micro?

Anônimo,  26 de abril de 2012 17:09  

Olá, eu não sei te responder, pq o que foi passado pra mim foi só isso.

Anônimo,  29 de abril de 2012 14:55  

OLA, GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, SAO OTIMAS AS EXPLICACOES. GOSTARIA DE SABER SE VC PODERIA ME AJUDAR A ENTERDER CONTAS EM BOMBA DE PCA, NAO LEBRO CLARAMENTE COMO FOI O PROBLEMA, O PACIENTE ESTAVA RECEBENDO MORFINA A 5MG/H EM BOMBA DE PCA NO INTERVALDO DE 20MIN ELE RECEBEU 15MG, E ACIONOU A BOMBA DE PCA 10 VEZES QUANTO ELE RECEBEU NO TOTAL, NA VERDADE NAO ME LEMBRO SE O ENUNCIADO ERA ASSIM,VC TEM ALGUNS CALCULOS ASSIM, OU ALGUM LIVRO, SITE, LOCAL P EU FAZER UM CURSO RAPIDO SOBRE CALCULOS ENFIM... POR FAVOR ME AJUDE COM CALCULOS POIS PARTICIPEI DE UM PROCESSO SELETIVO E TINHA 5 QUESTOES SOBRE CALCULOS E NAO CONSEGUI RESPONDER NENHUM !!! OBRIGADA

Anônimo,  30 de abril de 2012 16:42  

uma paciente de pos-operatorio recebem uma solição SF5% 500ml, mais elitrólitos como 20ml de NaCL a 20%e20ml de KCLa19,1%, para correr em 21gts/min

Anônimo,  15 de maio de 2012 13:11  

ME AJUDE SE PUDER (QUAL A DOSAGEM DE AMPICILINA QUE DEVE SER MINISTRADA A UMA CRIANÇA DE 32 QUILOS DE PESO SABENDO QUE A DOSE DESTINADA A UM ADULTO E DE 250MG

Anônimo,  23 de maio de 2012 18:19  

Uma paciente esta submetida a uma histerectomia abdominal.Foi-lhe prescrito 2.500UI de heparina sódica, via subcutânea a cada 12 horas. A farmácia dispõe de frasco ampola com 5 ml de heparina sódica (5.000UI/ML. Qual o volume a ser administrado diante dessa apresentação farmacológica e quantas unidades ela receberá ao termino das 6 doses prescritas?

Natalia 29 de maio de 2012 23:13  

Adorei achar este site...muito bom

Lany 31 de maio de 2012 06:13  

Ola vi essa questao em uma prova de concurso. Gostaria de aprender esse calculo. Obrigada.
Foi prescrito para um paciente SGI 10% (500 ml), porém só há no hospital SGI 5%
500ml e SGH 50% ampolas de 20 ml. É possível preparar o soro do paciente? Se
sim, como?

Anônimo,  4 de junho de 2012 13:11  

Tem-se a seguinte prescrição:750 ml de soro glicosadoa 5% ,20 ml de NaCl a 10% e 5 ml de KCL a 10% EV de 8/8.Com quantas microgotas por minuto deve ser administrado esse soro? resposta????????????????????

Anônimo,  8 de junho de 2012 04:05  

por gentileza , pode me ajudar nessas questoes?

para que a soluçao de 1.000ml de soro fisiologico a 0,9% seja infundida em 125ml por hora , o numero de gotas por minutos deve ser, aproximadamente, de:


a outra questao:

ao administrar 150mg de hidrocortisona por via endovenosa, dispondo de frascos ampola contendo 500mg desse medicamento e ampola de agua destilada com 10ml, a quantidade da soluçao a ser apicada, em ml, deve ser de:

Anônimo,  9 de junho de 2012 17:53  

gostaria de pedir ajuda:
para adm.6Mg de dexametasona.
temos frasco de 2 ML COM 4 Mg/Ml.quanto devemos
administrar?

Anônimo,  26 de junho de 2012 17:43  

por favor preciso de ajuda. prescrito 55 ml de SG 5% em 15/mim. quantas gotas por minutos serão infundidas. agradece cristiane

Anônimo,  30 de junho de 2012 17:22  

me mostre a formula de resolver esta questao para perfundir 520ml de soroterapia no periodo das 10 as 18 horas devese instalar um gotejamento aproximadamente igual a

Monique,  1 de julho de 2012 20:30  

Entaum, eu nao entendo nada de calculos, mas preciso terminar um trabalho de enfermagem e tem 5 questoes q nao to conseguindo se puder me ajudar adoraria!!
1)Gotejamento de 1,0litros de SG 5% - 8/8h?
2)Microgotejamento de 0,3litros de SF 0,9% em 90 minutos?
3)Como fazer para administrar 170mg de rocefim, sendo que o frasco-ampola contem medicamento liofilizado com 500mg?Sugere-se diluir para 5ml?
4) Como fazer para transformar 250ml de SG 5% em 250ml de SG 10%, sendo que no setor voce dispoe de ampolas de glicose 50%(20ml)?
5)Como fazer para transformar 500ml de SG 20% em 700ml de SG 10%, sendo que no setor so existe ampolas de agua destilada (100ml)?

Anônimo,  3 de julho de 2012 11:14  

Anônimo dia 30 de junho de 2012 17:22
me mostre a formula de resolver esta questao para perfundir 520ml de soroterapia no periodo das 10 as 18 horas devese instalar um gotejamento aproximadamente igual a

è o seguinte:

1mL-20gts
520mL-x
x=520x20
x=10400gts

1h-60min
8hs-x
x=60x8
x=480min

10400gts dividido por 480min
que são 22gts/min

Anônimo,  23 de julho de 2012 19:08  

Boa noite a todos!
Foi de grande valia todos os estudos realizados e duvidas sanadas, amanhã tenho uma prova num hospital de grande porte e durante anos só trabalhei em clinicas, então muito me ajudou poder relembrar de vários problemas de calculos, obrigado do fundo do coração, sei que requer muito estudo, mas trabalhar e estudar fica complicado, mas não impossivél...né! ?? Tank's You. Sorte a todos!!! e Parabéns ao mestre...
Abraços.

Anônimo,  26 de julho de 2012 07:05  

oi por favor me ajude a fazer cauculos de gotejamento e medicaçao estou com muita dificudade. faço varias seleçao e nao consigo passar varios hospitais me chama mais nao passo na prova por causa dos cauculos me ajude colega

Anônimo,  27 de julho de 2012 07:46  

muito bom este blog, apesar de algumas perguntas sem respostas, mas mesmo assim valeu...consegui aperfeiçoar.

Anônimo,  31 de julho de 2012 05:26  

PELO AMOR DE DEUS ME AJUDEM.... TENHO 1500 ML DE SORO PARA CORRER EM 2 HORAS...E AGORA OQUE FAÇO SOCORRO!!!!!!!!!!!! AH!!! TENHO SOMENTE FRASCOS DE 500 ML ENTÃO CADA UM TERÁ QUE CORRER EM 45 MINUTOS CERTO???É ISSO MESMO??? ISSO EXISTE?? POR FAVOR RESPONDE RAPIDINHO TÁ. BJUS E OBRIGADO.

Anônimo,  1 de agosto de 2012 12:59  

Olá gostaria que alguem respondesse o calculo ai, dizendo q o volume é de 520ml e nº de gotas de 69ml/h qnto tempo levará pra ser administrado? Obrigada

Anônimo,  6 de agosto de 2012 10:38  

Olá me ajudem tenho sg5% 500ml, kcl 19,1% 10ml, esta prescrito sg5%500ml kcl 10% 10ml, quanto devo aspirar para fazer o q esta pedindo na prescrição médica?? e qtas microgotas por minuto?? Obrigada.

Jessyka Santos 28 de agosto de 2012 04:22  

Por favor me ajudem
1) Presccrição médica-solução de diálise 2.000ml a 4,25%. Disponível solução de diálise 2,000 a 1,25% e ampola de glicose de 10ml a 50%. Quantos ml de glicose a 50%, acrescentar na solução de diálise de 2.000ml a 1,5%, para termos uma solução de 4,25%?

Jessyka Santos 28 de agosto de 2012 04:24  

Por favor me ajudem
1) Presccrição médica-solução de diálise 2.000ml a 4,25%. Disponível solução de diálise 2,000 a 1,25% e ampola de glicose de 10ml a 50%. Quantos ml de glicose a 50%, acrescentar na solução de diálise de 2.000ml a 1,5%, para termos uma solução de 4,25%?

luiz carlos da silva Silva 9 de setembro de 2012 15:22  

olá;preciso que me respoda uma questão de enfermagem:

prescrito umA SOLUÇÃO DE DIALISE 2000ML A 4,25%,DISPONIVEL SOLUÇÃO DE 2000ML A 1,5% E AMPOLA DE GLICOSE 10ML A 50%.qUANTOS ML DE GLICOSE A 50% ACRESCENTAR NA SOLUÇÃO DE DIALISE DE 2000ML A 1,5%,PARA OBTERMOS UMA SOLUÇÃO DE 4,25%.jÁ TENTEI DE TUDO E NÃO CONSIGO RESOLVER ESTÁ QUESTÃO.SÓ TENHO ATÉ TERÇA A TARDE PARA RESOLVER.SERÁ QUE ALGUEM CONSEGUE RESOLVER.GRATO.EMAIL; LUIZCARLOSDASILVASLV27@GMAIL.COM

Anônimo,  19 de setembro de 2012 14:05  

muito obrigado por sua ajuda,foi de grande importância pra mim!!!

Anônimo,  1 de outubro de 2012 16:52  

Olá, eu preciso aprender cálculo de macro e micro gotas eu estou desesperada! preciso muito de sua ajuda! pois vou ter que fazer recuperação na matéria de farmacologia me ajude! por favor!

Anônimo,  2 de outubro de 2012 19:38  

Parabéns, aprendendo bastante aqui, realmente nos cursos estão a desejar a respeito dos cáculos de gotejamento...

Anônimo,  22 de outubro de 2012 12:45  

obrigado galera do blog

branca 5 de novembro de 2012 12:17  

Nossa o blog esta de parabéns, gostei muito de estar participando do blog. bjss!

Anônimo,  12 de novembro de 2012 04:44  

olá gostaria que me ajudasse a resolver:
Paciente tem o seguinte plano parenteral a ser infundido: SG 5% 1000ml, NaCl 20 ml, KCL 10 ml, a ser administrado em 30gts/min. a) Após 4hs de infusão quanto ja foi administrado? B)Após 4hs de infusão quanto foi infundido de glicose, NaCL, e KCL?

Graziela,  19 de novembro de 2012 15:38  

Respondendo para: 12 de novembro de 2012 04:44
1030 ml de solução correndo 30 gts/min leva 11h44min.
Após 4 hs de infusão fora administrado:
NaCl:6,66ml// KCl:3,33ml // Soro: 316,68 ml e os 5% de glico:16,66 ml.
Totalizando 1030 ml!

Anônimo,  22 de novembro de 2012 08:35  

oi queria que mim ajudasse nessa questão:
Devemos preparar 500 ml de bicarbonato de sódio a 3%. Temos água destilada e bicarbonato em pó (1 saquinho = 1 g). Como proceder? e a resposta e essa:Diluir 15 saquinhos de bicarbonato em 500 ml de água destilada
como fazer o calculo pra achar essa resposta?

Flávio BAcelar 17 de dezembro de 2012 11:56  

Foi prescrito para um paciente uma infusão glicosada a 15%. Porém, a unidade hospitalar dispõe de ampolas de?
... de glicose hipertônica a 25%/10ml e frascos de soro glicosado a 5%/500ml. O volume necessário de glicose hipertônica a 25% para o preparo de 125ml de solução glicosada a 15% é:

R: 62,5ml

Flávio BAcelar 18 de dezembro de 2012 04:12  

Resposta:

dados:
c₁ = 25
v₁ = ?
c₂ = 5
v₂ = 125 - v₂
vf = v₁ + v₂ = 125 ==> v₂ = 125 - v₁
cf = 15

resolução:

cf . vf = (c₁ . v₁) + (c₂ . v₂)

15 . 125 = (25 . v₁) + [5 . (125 - v₁)]

1875 = 25.v₁ + 625 - 5.v₁

20.v₁ = 1250

v₁ = 62,5ml

camila pereira 18 de dezembro de 2012 19:13  

ola meu nome é camila ainda não iniciei a o meu curso e tebho curiosidades de calculos que vou usar durante o meu curso.tem uma reposta sua dia 11 de março de 2011 que o resultado deu 27,7 sendo que 100 divido por 36 daria 2,7.
no caso então para dar o resulta do total dado por você seria 1000 dividido por 36 para finalizar por 27,7.me corrije se eu estiver errada.obrigada.

Anônimo,  20 de dezembro de 2012 17:59  

Boa noite! como essas explicações mim ajudaram, valeu mesmo. Sirleni

Anônimo,  2 de janeiro de 2013 05:45  

QUANTAS MICROGOTAS CORREM EM 24HORAS UM SF0,9% 500ML????

Anônimo,  5 de janeiro de 2013 18:06  

Gostaria de saber em qtas hrs correrá 500ml de SF 0,9% a 30gts/min? na apstila ja vem com a resposta de 5,5h, mais eu não sei como chegar neste resultado, poderia me ajudar?

Anônimo,  7 de janeiro de 2013 14:25  

quanto deverá ser transportado no balanço hídrico para outro turno de trabalho (as 19h), de uma etapa de hidratação venosa com 560ml(glicose a 5% 500ml+NaCL a 20% 60 ml), que teve início as 14h e está sendo infundida a 60ml/hora?

celia vidal,  17 de janeiro de 2013 02:17  

bom dia gostaria de saber como trasformar soro glicosado de 5% para 10% e soro gligosado para soro glicifisilogico obrigada.

Anônimo,  30 de janeiro de 2013 13:31  

adorei este blog,vai me ajudar muito.Sou pessima em matematica.

Anônimo,  23 de fevereiro de 2013 09:01  

Quanto deverá ser transportado no balanço hídrico para outro turno de trabalho(ás 19h.),de uma etapa de hidratação venosa com 560ml (glicose a 5% 500ml + NaCL a 20% 60ml), que teve início ás 14h e está sendo infundida a 60ml/h?

Anônimo,  7 de março de 2013 11:50  

UM MEDICAMENTO TEM 4.000.000 UNIDADES. A PRESCRIÇÃO É DE 2.500.000 UNIDADES POR VIA IV, EM QUANTO DEVE SER DILUIDO O PRODUTO ? QUANTO DEVE SER INJETADO NO PACIENTE ?
alguem pode responder plzzzz

Anônimo,  12 de março de 2013 14:39  

poderia me ajdar aresolver este problema,700ml de soro fisiologico,para correr no periodo de 6 horas,obrigado

Anônimo,  12 de março de 2013 20:41  

G=t:t.3
700:6.3
700:18= 38,888888
39 gts/min

Anônimo,  21 de março de 2013 16:24  

Por favor, como chego ao ao resultado?
Um soro de esquema com 550 ml foi prescrito a 35 gts/min, em quanto tempo este soro deverá terminar?
a resposta é 15 h 42 minutos.

Anônimo,  25 de março de 2013 16:52  

Muito obrigado por me ajudar eu estou no comesso do curso de tecnico de enfermegen, e esta sendo muito dificio pos falan que quem não souber as conta ira cai fora eu fico comedo de não conseguir, mas vou subi de degrau em degrau obrigado....

Anônimo,  1 de abril de 2013 14:47  

AI SOCORRO COMO FAÇO PRA NÃO DAR BRANCO NA HORA DA PROVA ESTOU ACERTANDO SEMPRE OS CALCULOS MAS NA HORA QUE VEJO AS QUESTÕES DA PROVA EU ME APAVORO E MISTURO TUDO....DEVE TER UMA MANEIRA DE ME ACALMAR ME AJUDAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo,  2 de abril de 2013 11:06  

Tenho uma infusão de 250 ml de s.f 0,9 % para correr em 30 min....não sei se fiz certo, alguem pode me ajudar ?

Anônimo,  2 de abril de 2013 11:34  

FOI PRESCRITO 100 ML DE MEDICAÇÃO EM 40 MIN ,QUANTAS GOTAS DEVO POR PRA GOTEJAR

Anônimo,  3 de abril de 2013 07:26  

queria muito q resolvesse pra mim to precisando muito envie ao meu email:stephaniester@hotmail.com
em um frasco de 500mlde soro glicosado a 5%. foi injetado uma ampola de kcl a 20%com 10mle uma ampola de nacl 10%com 20ml.a solucao foi infudida de 8 as 10 horas a 8 gotas por minuto ocasiao em que foi suspensa. o volume administrado no paciente foi de.

Anônimo,  5 de abril de 2013 06:44  

ola sou Ariane..eu não entendi o pq do 20...
em 7 de abril de 2011 11:45
de onde ele saiu q eu num vi?..kkkkk
ex: 30ml/60min= 0,05ml
0,05x20= 10 gotas por min
me ajuda por favor...desde ja grata!!!

Deus é Fiel na minha vida. 5 de abril de 2013 12:43  

Olá sou Filipe e gostaria de saber qual é o cálculo e como se realiza para descobrir quantas horas o medicamento deve ser administrado? (em horas)

Anônimo,  13 de abril de 2013 13:47  

Boa noite como eu faço este calculo Quantas gts deve correr em 1 minuto para adm os seguintes soro sf200ml+ 800 de kcl +8ml deplasil + 2 ml NaCL + 1 ML de dramim

Anônimo,  26 de abril de 2013 11:34  

me ajudem a resolver: uma paciente submetido um exame de imagem,fora da unidade de internação,estava recebendo um soro a 30 gotas por minuto,Como medida de precaução durante o exame,foi solicitado ao técnico de enfermagem administrar este mesmo esquema se soro,em bomba de infusão mantendo a mesma velocidade de infusão:O téc instalou equipo para bomba de infusão e.
A) programou a BI para infundir o soro em 30ml/hora
B)programou a BI para infundir o soro em 90gotas/minuto
C)programou a BI para infundir o soro a 90ml/horas.

Por favor me ajude a fazer esse cálculo!

Anônimo,  6 de maio de 2013 06:41  

Ola estou precisando de uma ajida nao sei como calcular essa pm.
Teremos que preparar SF 0,9% 250ml com 2ampola de Kcl 19,1% que correspondem a 20ml, deve infundir em 4 horas quqntas gotad irao infundir po minuto.