Cálculos de medicamentos,perguntas respondidas

>> quinta-feira, 7 de abril de 2011

Perguntas sobre calculo de gotejamento,respondidas neste tópico.......

1.......Olá!! Gostaria q me ajudasse a resolver a seguinte questão:Para administrar 1500ml de soro, em 24 horas, é necessário q o número de gotas por minuto seja de:
(a)7gts/min
(b)14gts/min
(c)28gts/min
(d)21gts/min

Estou tendo dificuldades em achar a resposta se puder me ajudar ficarei muito grata!!!

1500 ==>1500
------- = ------- => 20,8
24x3 ===> 72

(21 gts por minuto)

creditos kaarolkaah





2......Olá ..
preciso de ajuda. pois sou péssimo na hora de dividir..
me ajudem por favor.

1000ml correr em 12/12hs

1000 1000 1000
---- = ---- = ----- = ???
t.3 12.3 36

Me ajudem por favor.
preciso saber dividir...

a resposta e 28 gotas por minuto..

você que que corra 1000ml de 12/12hs. Vamos a formula.

G=V/T.3
G=1000/12.3
G=100/36
G=27,7

Arredonda pra 28 gotas por minutos...





3.....queria que mi ajudasse a responder essa questao o seguinte esquema de SF 0,09% 500ml * SGH 50% 20ml * KCL 10% * NACL 10% 10m, em equipo de gotas a 50 gotas/minutos,correrá em?
Dayana a sua resposta é 3hs 53min. esquema de SF 0,09% 500ml * SGH 50% 20ml * KCL 10% * NACL 10% 10m, em equipo de gotas a 50 gotas/minutos,correrá em? 500+20+10=530 que devera correr x tempo a 50gotas por minutos. G=V/T.3 50=530/T.3 150T=530 T=530/150 T=3,53





4...... Oi gostaria de saber como faço o cálculo para descobrir o tempo que o soro irá correr. volume de 400 ml 30 gts p/m e volume de 300 ml 30 gts p/m, se puder me ajudar agradeceria .

Shirlei Figueirêdo Vazdesculpe a demora. a sua resposta e 4:44hs e 3:33hs.

vamos a formula.

G=V/T.3
30=400/T.3
90T=400
T=400/90
T=4,44



G=V/T.3
30=300/T.3
90T=300
T=300/90
T=3,33



5...... gostaria de saber como faço para descobrir o tempo que o soro ira correr se tenho volume de 300ml p/ correr a 30 ml/h

Shirlei Figueirêdo Vaz ..Primeiro voce tem de encontrar o valor de gotas por minuto..

30ml / 60 minutos =0,5ml
0,5 x 20 =10 gotas por minuto

Ai jogamos a formula..

G=V/T.3
10=300/t.3
30t=300
t=300/30
t=10 horas


Há outra forma também,converta tudo pra gotas e jogue na regra de três.

300 ml x 20= 6000 gotas por minuto

30ml/60 minutos =0,5ml
0,5x20 =10 gotas por minuto


O volume total a ser infundido será de 6000 gotas,e a quantidade de gotas por minuto será de 10.

1minuto.......10gotas
Xminuto.......6000
10=6000
X=600/10
X=600

Agora vamos transformar o 600minutos e horas..
600/60=10horas

21 comentários:

Anônimo,  13 de abril de 2011 19:26  

Seria possível vc responder? Tenho 500 ml de SG 5% preciso transforma-lo em SG 15% usando ampola de glicose a 25% de 10 ml, quantas ampolas serão necessárias? Grata pela atenção Beatriz.

Rembrandt 14 de abril de 2011 06:11  

Anônimo, 13 de abril de 2011 19:26 Vou fazer o calculo pra voce..

Foi prescrito 500ml De SG a 15%..
E voce tem 500ml de SG a 5%, correto,então primeiro temos que saber quanto tem no frasco de 500ml a 5%. Vamos usar a regra de três,sabendo que cada 100ml contém 5gramas de glicose.

100ml------5g
500ml------X
X=500.5/100=25

Então cada frasco de 500ml de SG a 5% contém 25 gramas de glicose.
Vamos descobrir agora quanto terá o frasco de 500ml a 15%.

100Ml-----15g
500ml-----X
X=500.15/100=75

Cada frasco de 500ml de SG a 15% terá 75 gramas de glicose,certo. Agora vamos descobrir quanto há em cada ampola de Glicose de 10ml a 25%.

100ml-----25g
10ml------X
X=10.25/100=2,5

Cada ampola de Glicose de 10ml a 25% contém 2,5 gramas de glicose,então agora e só acrecentar a glicose..

Se cada ampola tem 2,5g e precisamos de 50g, é só fazer o calculo.
1ampola---------2,5g
Xampola---------50g

X=50.1/2,5=20

Terá que colocar 20 ampolas de glicose 10ml a 25%.........

Anônimo,  14 de abril de 2011 12:39  

Obrigada.Beatriz

Anônimo,  22 de junho de 2011 09:55  

Olá gostaria de saber como resolvo

Está prescrito pra trobose venosa profunda 12.500 UI de heparina de 8 em 8 horas.Temos frasco do medicamento com 5.000 UI por Ml.Quantos mililitros deverão ser administrado a cada 8 horas?

Desde ja agradeço.Thais

Rembrandt 22 de junho de 2011 11:20  

Thais vamos usar a regrinha de três
Sabemos que cada ml contém 5.000UI,mas precisaremos de 12.500UI,sabemos que dará mais de um ml,então pra facilitar, calcularemos pelo volume total do frasco que é de 25.000UI=5ml.

Prescrito 12.500UI
Frasco 25.000UI



25.000UI-----5ml
12.500UI-----Xml
25.000.X=12.500.5
X=62.500/25.000
X=2,5ml

Thais você vai precisar de 2,5ml de heparina...

walter xerife 30 de setembro de 2011 11:10  

Uma criança de 11 meses chega a uma emergência pediátrica, acometida de pneumonia.
Após o exame, o médico solicita que a técnica de enfermagem administre 250mg de cefalotina
I.V. de 6/6h. Na unidade há frascos de 500ml de soro glicosado a 5%. Para administrar a
dosagem prescrita, a técnica deverá utilizar o diluente e aspirar:
a resposta é 1ml, mas só chego em 10ml, como fazer?

Anônimo,  8 de novembro de 2011 05:17  

gostaria de saber para infundir 2500ml de sf a 0,9%,de acordo com a prescrição, a enfermeira programou a bomba infusora para administra 105ml/h,o que corresponde a gotas por minuto

Anônimo,  22 de fevereiro de 2012 17:21  

ola preciso saber pm de heparina 2.500ui de 12 em 12 h disponivel heparina 5.000ui\ml quanto devo adiministrar

Anônimo,  24 de março de 2012 11:46  

ola, preciso de ajuda:
S.G.5% de 1000ml
Nacl20%
Glicose 50% 10ml
Quantos ML de glicose existe neste soro? preciso saber a formula tambem.
Grata desde já.

Anônimo,  27 de abril de 2012 11:58  

gostaria que me ajudasse nas questões de calculos de heparina como montar .como resolve este problema o medico falou para tomar 7copos de agua 30 minutos antes.sendo que cada copo corresponde a 178ml quantos ml ela de agua ela tomou me ajude

Anônimo,  15 de maio de 2012 06:49  

Bom dia!
Gostaria de saber, qual o gotejamento por minuto que deve ser determinado para administrar 360 ml de soro glicosado a 5% em um período de 6h?

Anônimo,  29 de junho de 2012 14:13  

POR FAVOR AJUDE-ME A RESOLVER ESSE CALCULO:UM PACIENTE PRECISA RECEBER 30G DE NACL POR VIA EV.QUANTAS AMPOLAS COM SOLUÇÃO DE NACL A 19,1% SERÃO NECESSARIA (CADA AMPOLA TEM 10ML.

Cristiane 25 de julho de 2012 05:24  

Foi prescrito pelo médico ringer lactato 500ml com 2 ampolas de 10 ml com glicose a 10% (q não tem). Como eu faria? Tem como misturar SG a 5% com glicose a 25%? Poderia usar 10 ml de SG a 5 mais 6ml de glicose a 25, mas não daria 20 ml no total! Poderia aspirar 8ml de glicose a 25 e acrescentar ao soro ou seria melhor diluir estes 8 ml em 12 de AD antes de misturar ao soro? Grata, Cris.

Anônimo,  30 de agosto de 2012 14:56  

oi gostaria desa

Anônimo,  21 de março de 2013 18:47  

Como resalizar a transformação, de soro fisilogico em soro glicosado a 10%

Anônimo,  20 de maio de 2013 09:27  

Gostaria que me ajudasse a resolver este problema:
Foi prescrito um soro glicosado a 10% de 500 ml para ser administrado em 12 horas e outro para correr em 18 horas. Tem-se, na clinica, um soro de 500 ml a 5% e ampolas de 10 ml a 50%.Quantas ampolas de glicose deverão ser utilizadas na preparação? E qual deve ser o gotejamento calculado?

Artes e Manias 4 de junho de 2013 00:59  

Por favor responde essa pra mim,
Calcule quantos ml do medicamento deveremos administrar ao paciente nas seguintes prescrições:
a)Calciferol 1/4 de ampola IM. Temos ampolas de 1 ml (15mg/ml). (Rediluir em 1 ml)

b)Dramim 1/4 de ampola EV. Temos ampolas de 1ml. (rediluir em 3 ml).

Artes e Manias 4 de junho de 2013 20:13  

Por favor me dá um Help...

Anônimo,  6 de junho de 2013 21:01  



Por favor responde essa pra mim,
Calcule quantos ml do medicamento deveremos administrar ao paciente nas seguintes prescrições:
a)Calciferol 1/4 de ampola IM. Temos ampolas de 1 ml (15mg/ml). (Rediluir em 1 ml)

b)Dramim 1/4 de ampola EV. Temos ampolas de 1ml. (rediluir em 3 ml).

Cleuma dos anjos 18 de novembro de 2013 13:40  

A administração de medicamentos é um processo complexo e que requer educação permanente sobre o tema, com fi nalidade de garantir uma gestão de qualidade sobre a ação executada pela equipe de enfermagem.O supervisor de enfermagem deve estar pronto para atender às demandas de sua equipe. Destacamos uma dúvida de um técnico de enfermagem, que não sabia a resposta correta sobre o cálculo do tempo de infusão da seguinte solução: Um soro de esquema com 550 ml foi prescrito a 35 gts/min, em quanto tempo este soro deverá terminar. Faça o cálculo devido e marque a opção CORRETA.
a. 16 horas.
b. 15 h 07 minutos.
c. 15 h 42 minutos.
d. 14 h.
ajude me por favor tou em duvidas!

Anônimo,  18 de novembro de 2013 13:41  

A administração de medicamentos é um processo complexo e que requer educação permanente sobre o tema, com fi nalidade de garantir uma gestão de qualidade sobre a ação executada pela equipe de enfermagem.O supervisor de enfermagem deve estar pronto para atender às demandas de sua equipe. Destacamos uma dúvida de um técnico de enfermagem, que não sabia a resposta correta sobre o cálculo do tempo de infusão da seguinte solução: Um soro de esquema com 550 ml foi prescrito a 35 gts/min, em quanto tempo este soro deverá terminar. Faça o cálculo devido e marque a opção CORRETA.
a. 16 horas.
b. 15 h 07 minutos.
c. 15 h 42 minutos.
d. 14 h.